PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Obras de restauração paralisadas da Villa Nenê aguardam definição de novo projeto
Após identificação de danos estruturais, plano original passa por ajustes de execução
Última atualização: 01/02/2024 15:06
Paralisadas desde 2 de dezembro de 2022, as obras de restauração da Villa Nenê ainda não possuem uma data definida para a retomada dos trabalhos. Para dar continuidade, a Secretaria Municipal da Cultura aguarda por ajustes de ordem estrutural no projeto para que o contrato com a empresa responsável pela execução dos serviços seja readequado.
De acordo com a arquiteta e fiscal da obra, Cristina Delazeri, a paralisação ocorreu para preservar a estrutura do prédio histórico. "Se continuássemos a estrutura poderia vir abaixo. Quando fizemos o projeto não havia possibilidade de identificar os danos da estrutura porque se tinha uma grande quantidade de entulhos sobre o fundo da casa, no porão", explica Cristina.
Segundo a fiscal da obra, a descoberta dos problemas estruturais ocorreu logo após o início dos trabalhos. "A retirada de entulhos e a limpeza do terreno fazia parte da primeira etapa. A partir da execução observamos a necessidade de paralisar para refazer o projeto devido a fragilidade que a estrutura apresentava", detalha.
Os danos são oriundos de um incêndio que consumiu parcialmente o prédio em 2018. "Desde que a obra foi paralisada começamos a ajustar e detalhar o projeto. Até semana que vem, devemos concluir o novo projeto. Teremos que acrescentar no contrato, serviços que não estavam no cronograma original, mas que precisarão ser feitos pela empresa vencedora da licitação", salienta a fiscal.
Serão adicionados no contrato, serviços de ordem estrutural, serão feitos no interior da casa reforços em concreto para que o prédio suporte a restauração.
"Nossa maior preocupação foi que as paredes não aguentassem e viessem abaixo. A paralisação foi inevitável, fizemos para proteger e preservar. E, por mais contraditório que pareça, a paralisação foi positiva, pois corremos o risco de perder um prédio cultural histórico da cidade", evidencia Cristina.
O secretário da Cultura de Canoas, Eduardo Paim, diz que Villa Nenê é considerada a "menina dos olhos" da sociedade canoense. "Existe um valor histórico que não pode ser esquecido. Estamos trabalhando a questão do patrimônio cultural com a devida atenção que merece. Sabemos que é desejo de todos que a Villa Nenê volte o quanto antes a receber visitação e a ser o que foi no passado. Estamos trabalhando para isso", afirma o titular da pasta.
Paim explica que o processo de restauração requer cuidados redobrados. "Para manter as características originais não podemos arriscar que as paredes caiam no chão", conclui.
Resgate da memória e dignidade
Ano passado, o município de Canoas foi contemplado com recursos do Governo do Estado, por meio do Edital Museus. Cerca de 75% da obra de restauração é custeada com a verba estadual e em torno de 25% com recursos do caixa da cidade.
"A ideia é trazer aspectos da antiguidade associados à tecnologia. Queremos um espaço vivo com muitas atividades culturais e exposições. A interatividade será trabalhada. Vamos trazer parte do acervo do museu da cidade para a Villa Nenê", destaca o secretário da cultura.
Paim afirma que após a conclusão das obras de restauração, a Villa Nenê voltará a ser um ambiente convidativo para a população usufruir.