MELHORIAS
Obras de drenagem devem solucionar alagamentos em bairro de São Leopoldo; confira
Melhorias fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Steigleder, selecionado em maio deste ano pelo Ministério das Cidades
Última atualização: 18/10/2024 08:21
A realidade de diversas regiões no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, vem sendo transformada. Onde antes corria um valão a céu aberto e ruas de poeira e barro, agora são construídas uma nova galeria de drenagem, canalização pluvial e pavimentação com blocos de concreto.
A Prefeitura segue investindo na qualificação das regiões com obras de macrodrenagem, infraestrutura e urbanização que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores. Com mais de 130 metros de extensão, a galeria pluvial que está sendo construída na vala entre as ruas Sarandi e Caneleiras faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Steigleder, selecionado em maio deste ano pelo Ministério das Cidades, na modalidade Periferia Viva - Urbanização de Favelas.
“A obra da galeria irá garantir uma maior vazão e fluxo da água, o que diminuirá os alagamentos, permitindo que toda a água que vem desde Mauá escorra até a vala da Steigleder. Além disso, faz parte do projeto a pavimentação do restante das ruas do bairro”, destaca o secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos.
LEIA TAMBÉM: Arquitetos de outros estados vistoriarão casas atingidas pela enchente em São Leopoldo
A pavimentação e drenagem da região também estão sendo realizadas pela Prefeitura na rua Décio Freitas, antiga Rua 31, onde serão implantadas calçadas e, futuramente, poderão ser implementadas ciclovias para os moradores.
“Seguimos fazendo as obras e os investimentos. Aqui vai transformar a região. Imagine que será feita uma ligação entre a Avenida Mauá e a Décio Freitas, chegando à Avenida dos Municípios e retornando à Avenida Mauá. Isso vai dar muito mais qualidade de vida para essa população”, conclui Passos.
Morador da região há mais de 21 anos, o líder comunitário Carlos Machado está acompanhando as obras pela frente de sua casa desde o primeiro dia. “Esta canalização vai ajudar muito o bairro. Quando cheguei aqui, há muitos anos, não tinha nada pavimentado. Agora, olha só como está! Está uma maravilha! Já fizeram quase tudo; faltam poucas ruas”, destacou Carlos.
INVESTIGAÇÃO: Morte de gêmeas: Conselho dos Direitos da Criança abre investigação sobre conduta de rede de atendimento de Igrejinha
Com um investimento de mais de R$ 149 milhões, o PAC Steigleder será dividido em fases, contemplando toda a realização técnica do projeto, construção das obras de macrodrenagem, reassentamento das famílias em áreas de alagamento, urbanização e regularização fundiária da área, além de aportes para a realização de projetos sociais com os moradores da comunidade para enfrentamento da vulnerabilidade espacial e social.