O município de Canoas tem 48,60% de cobertura de esgoto sanitário. Obras de ampliação da rede estão sendo feitas para mudar o cenário. A Ambiental Metrosul, empresa responsável pelos serviços de saneamento na cidade desde dezembro de 2020, tem como meta alcançar 90% de cobertura até 2031.
No bairro Niterói, as obras de expansão da rede começaram em fevereiro. O projeto prevê a colocação de 12,2 km de rede coletora, 2,7 mil ramais de ligação e a construção de uma estação de bombeamento, na Rua Santa Cruz próximo à Rua Tamoio.
“Já concluímos cerca 3,5 km de rede, a instalação de 352 ramais e mês que vem pretendemos dar início a construção da estação [de bombeamento]”, destaca o diretor-executivo da Ambiental Metrosul, Fábio Arruda. “Temos como objetivo trazer mais proteção para o meio ambiente e melhorias na qualidade de vida da população. Preservar os rios e mananciais, além de aumentar a cobertura de esgoto é um compromisso que assumimos.”
LEIA TAMBÉM
Cronograma
Para a continuidade dos trabalhos, intervenções estão previstas. O cronograma até domingo (4) prevê bloqueios parciais e/ou totais nas vias.
“Os transtornos são temporários, mas os benefícios do tratamento de esgoto são permanentes para todos”, comenta o diretor-executivo.
Na Rua Dom Feliciano (entre a Rua Farroupilha e Itália) será feita a execução de ramais de ligação de esgoto e pavimentação asfáltica.
Na Farroupilha (entre a Rua Itajaí e 11 de Junho) será feita execução de pavimentação asfáltica.
Na Rua Itália (entre as ruas Dom Feliciano e Santos Dumont) será feita execução de pavimentação asfáltica.
Na Rua Santos Dumond (entre as ruas Tamoio e Venâncio Aires) será feita execução de rede coletora de esgoto.
Na Rua Venâncio Aires (entre as ruas Getúlio Vargas e Venâncio Aires) será feita a execução de rede coletora de esgoto.
Segundo a Ambiental Metrosul, a programação poderá ser alterada em função de condições climáticas desfavoráveis.
Parceria Público-Privada
A Ambiental Metrosul possui Parceria Público-Privada (PPP) com a Corsan por 35 anos em Canoas. A empresa é responsável pela coleta, tratamento e disposição final do esgoto. “Quando assumimos no fim de 2020, a cobertura de esgoto sanitário era de 41,76%, em pouco mais de dois anos conseguimos aumentar para quase 7%. Não ter esgoto nas ruas, córregos e rios faz parte das nossas metas”, detalha Fábio Arruda.
Asfalto e serviços de pavimentação
Alterações no pavimento em decorrência das obras da Metrosul são responsabilidade da empresa, explica o diretor-executivo. “Após o serviço feito na rede, em média de três a sete dias, a pavimentação é refeita pelas nossas equipes, respeitando as condições climáticas. Cada serviço tem um prazo diferente”, diz. “As solicitações de atendimento devem ser feitas nos canais oficiais da Corsan, eles são repassados de forma imediata para nossas equipes”, finaliza.
- Categorias
- Tags