abc+

REVITALIZAÇÃO

Obras da Rua Independência chegam à terceira quadra

Enquanto isso, primeira quadra chega à etapa de concretagem da pista

Priscila Carvalho
Publicado em: 08/02/2024 às 08h:26 Última atualização: 08/02/2024 às 08h:30
Publicidade

Pouco mais de um mês depois da obra de revitalização e modernização da Rua Independência, a Rua Grande, chegar à segunda quadra da via, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, agora as intervenções já avançaram para a terceira quadra. No trecho, que fica entre as ruas Osvaldo Aranha e João Neves da Fontoura, máquinas e trabalhadores já começaram os primeiros serviços nesta semana.

Na terceira quadra, equipes já iniciaram os trabalhos da rede de macrodrenagem



Na terceira quadra, equipes já iniciaram os trabalhos da rede de macrodrenagem

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

No local, até esta quarta-feira (7), já havia grades na calçada até, pelo menos, o meio da quadra, separando o movimento de pedestres, deixando espaço para a circulação e acesso ao comércio e possibilitando as ações das equipes na pista de rolamento, de onde está sendo retirado o paralelepípedo e começando os trabalhos de macrodrenagem da rede pluvial.

Concretagem e basalto

Porém, avanços também foram observados na primeira quadra da Rua Grande, entre a Avenida Dom João Becker e a Rua Brasil. Desde a semana passada, o Consórcio São Leopoldo, responsável pela obra, vem fazendo a concretagem das calçadas. O lado direito da via já foi concluído e, segundo a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo (Scom), o lado esquerdo deve ser finalizado até esta quinta-feira (8).

“As equipes trabalham em duas frentes no lado esquerdo: enquanto uma responsável pela ligação das tubulações de energia elétrica nos ramais residenciais e comerciais vai à frente, outra trabalha na concretagem da calçada”, informou a Scom.

Ainda na tarde de ontem, os trabalhadores prepararam o terreno e já iniciaram também a concretagem da pista de rolamento, que leva 7 centímetros de concreto. A partir de hoje, além da concretagem no lado direito da pista, começa a colocação do basalto, com quatro centímetros de argamassa, na calçada do lado direito.

Após a finalização total desta etapa, deve iniciar a recolocação do paralelepípedo.

Interligada

“Está indo tudo dentro do prazo”, destacou o secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos, lembrando que num primeiro momento se falou que a obra seria feita quadra por quadra, mas que, pela necessidade de interligação das redes, os trabalhos estão avançando concomitantemente. “A primeira quadra está demorando mais, mas as outras devem ir mais rápido”, projeta.

Ligação de redes feita na segunda quadra

Na segunda quadra, o Consórcio terminou o serviço da rede pluvial no cruzamento da Independência com a Rua Osvaldo Aranha, onde houve a ligação com a galeria pluvial da Osvaldo Aranha – construída no ano passado, em preparo ao início das obras da Rua Grande. De acordo com a Scom, o mesmo deve ocorrer quando a obra chegar na Rua Presidente Roosevelt, onde haverá a ligação da rede pluvial da Independência com a galeria pluvial da Presidente Roosevelt.

No trecho da segunda quadra, as equipes ainda trabalham na ligação das redes domiciliares e prediais na rede pluvial e da rede de esgoto cloacal nos dois lados da via. Também estão sendo instaladas as caixas principais que receberão a tubulação das redes de energia lógica. A macrodrenagem da rede pluvial e do esgoto cloacal já foram concluídas.

Avenida Dom João Becker será bloqueada

A partir da próxima segunda-feira (12), a Avenida Dom João Becker, na altura do cruzamento com a Rua Independência, deve ter o trânsito totalmente bloqueado para a ligação de redes com o restante da Rua Grande, em frente a Câmara de Vereadores. Conforme o titular da Semov, a ideia é iniciar a obra durante o feriado de carnaval, por haver menos circulação de pessoas e veículos na cidade. A previsão é que a obra seja concluída e o trânsito da Avenida Dom João Becker liberado entre 10 e 15 dias.

“Vamos trabalhar para fazer tudo em uma semana, mas tem coisas que vemos só abrindo (o local, para verificar as redes), por isso temos uma previsão maior para liberar”, ponderou Geraldo Passos. Uma das alternativas para o trânsito no Centro será acessar a Rua Bento Gonçalves e depois, a Rua Osvaldo Aranha, que estará liberada para tráfego.

Trânsito liberado na Osvaldo

O Consórcio São Leopoldo deve finalizar no final da tarde desta quinta-feira (8), os trabalhos de capeamento asfáltico no cruzamento entre a Rua Independência e Rua Osvaldo Aranha, liberando o trânsito da via, da Rua Primeiro de Março sentido à Marquês do Herval. Desde o último sábado (3), o tráfego está liberado também no cruzamento da Rua Independência com a Rua Brasil, com acesso pela Rua Marquês do Herval, sentido BR-116.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade