A obra de pavimentação da RS-373, em Santa Maria do Herval até o limite com Gramado, está em sua reta final, com a entrega prevista para o final deste ano. Dos 10,2 km de asfaltamento total, apenas 300 metros permanecem em execução, localizados na interseção da variante da Pedreira, trecho que deve ser finalizado em breve de acordo com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer).
Essa via, que pode ser acessada a partir de Morro Reuter pela BR-116, é uma alternativa que encurta o trajeto entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e Gramado em aproximadamente 20 quilômetros, além de oferecer um caminho sem pedágios e ser mais uma rota turística em meio a paisagens rurais.
Prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel diz que o fluxo de veículos pela RS-373 já aumentou significativamente com 95% do asfaltamento concluído e destaca que a obra traz impactos positivos ao município. “Os benefícios são diversos, incluindo a melhora no turismo e no escoamento da produção interna, além da crescente procura por imóveis, que impulsiona novos investimentos.”
Mais qualidade de vida
Fora os benefícios econômicos, Stoffel ressalta que a pavimentação, e consequente eliminação da poeira proveniente da estrada de chão, também favorece a saúde dos hervalenses que residem ao longo do trajeto.
“A pavimentação asfáltica é essencial para a competitividade em vários segmentos. Temos ainda um trecho de 5 km que vai do Centro até o bairro Boa Vista, que também necessita de reparos”, conclui. O trecho citado, conforme verificação da reportagem no início desta semana, está com muitos buracos e se desmanchando, principalmente após as chuvas recentes.
Em março deste ano, quando as obras estavam concluídas em 60%, o comerciante Anibaldo João Schneider, ressaltou enxergar um futuro promissor. Isso porque, a partir do momento que as obras estiverem concluídas, o movimento será maior, com mais clientes podendo passar por seu estabelecimento, um armazém às margens da RS-373 há 27 anos, já na localidade de Serra Grande, Gramado.
“Essa rota vai encurtar em quase 30 quilômetros o caminho de quem vai a Gramado, então vai atrair muitos turistas. Eles querem passear por um lugar bonito, calmo e com bastante natureza, como é Santa Maria do Herval. E além disso, por aqui não tem pedágio, pelo menos por enquanto”, disse.
Moradores como Suellen Morschel, consideram a obra um novo momento para a qualidade de vida das pessoas. “Agora está muito bom, podemos deixar a casa aberta porque não vem sujeira e ficou bem melhor para dirigir”, afirmou também na etapa anterior da obra.
Investimento milionário
Até maio, o investimento do Estado na obra já havia ultrapassado R$ 31,8 milhões, com um custo total atualizado de R$ 57,8 milhões. Após a conclusão da nova pavimentação, o DAER concentrará os trabalhos na recuperação dos trechos de asfalto antigo em Gramado, que segue em direção a RS-115, especialmente nos 2,4 km iniciais e entre os quilômetros 12,5 e 17,4, onde também está sendo implantado um sistema de drenagem.
LEIA TAMBÉM