As obras de revitalização da Rua Independência avançam para a segunda quadra, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, a partir desta quinta-feira (4). Com isso, o acesso de veículos à chamada Rua Grande pela Brasil ficará fechado, visando a retirada dos paralelepípedos, que serão higienizados e paletizados no depósito do Consórcio (localizado na Sociedade Ginástica).
Já o trânsito da Rua Brasil, com acesso pela Rua Marquês do Herval, conforme a prefeitura, estará liberado até a semana que vem, quando será necessária a interrupção temporária para que avance a colocação da tubulação das redes de energia e lógica (telefonia e Internet). Nos primeiros 10 metros da segunda quadra, a macrodrenagem da rede pluvial e a rede de esgoto cloacal já foram concluídas, já estando ligadas à primeira quadra.
Retomada
As equipes do Consórcio São Leopoldo retomaram as obras na Independência, nesta quarta-feira (3), após uma parada para o recesso de final de ano e para facilitar o acesso ao comércio da rua na época de Natal.
Ainda na manhã de quarta, o prefeito Ary Vanazzi, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, e representantes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), responsável pelo projeto de execução, estiveram no local em visita técnica para acompanhar o retorno dos trabalhos.
“Essa obra da Independência vai mudar profundamente o comportamento econômico, social e estrutural da cidade. Foi como a gente fez na Avenida João Corrêa lá em 2008 e 2009. Aquela obra da João Corrêa deu um impulso econômico extraordinário. A João Corrêa era um valão a céu aberto e quando nós fizemos a obra, ela teve investimento da Taurus, da Stihl. A Independência retorna hoje (ontem) e esperamos que até abril estejamos com, no mínimo, cinco quadras com a estrutura de lógica (telefonia e Internet) e elétrica, da rede pluvial e esgoto cloacal prontas, e depois em junho com a estrutura destas quadras totalmente finalizadas”, afirmou o prefeito.
O que contempla a obra
De acordo com a prefeitura, a obra contempla uma rede nova de drenagem e de esgoto, substituindo o projeto da década de 50. A rede elétrica, de telefonia e Internet será subterrânea e a via contará com uma nova iluminação pública, com lâmpadas de LED.
Haverá duas pistas para veículos, faixa compartilhada, com três faixas de travessia em cada quadra, fortalecendo o conceito de agilidade de travessia dos pedestres. A rua contará também com câmeras de segurança, painéis informativos, de energia elétrica e rede lógica, lixeiras seletivas, bicicletários, estações de água quente e gelada e água para pets.
Obra estruturante, destaca secretário
“É uma obra que vai estruturar e valorizar toda a região central da cidade. Ela é estruturante porque ela vai viabilizar toda a estrutura que será feita aqui. As pessoas talvez não saibam, mas a rede de esgoto cloacal que temos aqui está conectada com a estrutura que está sendo feita na travessia com a BR116 para levar à estação de tratamento da Vicentina. Ela é estruturante porque toda essa obra de macrodrenagem está conectada com a rede pluvial que nós fizemos nas ruas São Paulo, Osvaldo Aranha e Presidente Roosevelt, para evitar os alagamentos”, ressaltou o secretário Spolaor.
Como está na primeira quadra
Segundo informações da prefeitura leopoldense, na primeira quadra, na Rua Independência, entre a Avenida Dom João Becker e a Rua Brasil, o Consórcio terminou a ligação de todos os ramais domiciliares da rede pluvial e do esgoto cloacal. Agora, os trabalhos concentramse na finalização da tubulação das redes de energia elétrica de baixa e média tensão e dos dutos da rede de lógica, que estão 90% concluídos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags