VISTORIA

Obra em estação de bombeamento no Chacrão é fiscalizada em Canela

Expectativa é que, com conclusão de estrutura, problema de poluição local seja resolvido

Publicado em: 05/07/2024 14:00
Última atualização: 05/07/2024 14:01

A Secretaria de Meio Ambiente de Canela realizou uma vistoria na quinta-feira (4) nas obras da Companhia Riograndense de Saneamento Aegea (Corsan) em Canela. A fiscalização faz parte de um aditivo contratual, que prevê a ação e acompanhamento dos trabalhos. A visita se concentrou no bairro Chacrão, onde uma significativa intervenção ambiental está em progresso após um compromisso público entre a Prefeitura, Ministério Público e a Corsan.

Vistoria em obras da Corsan, em Canela Foto: Fernanda Amaral/PMC/Divulgação

O bairro era afetado por uma caixa de passagem, que vazava efluentes "in natura". “A estrutura problemática está sendo substituída por uma tubulação que direcionará o efluente para um tratamento primário, uma solução que representa um avanço importante na eliminação do passivo ambiental existente. A expectativa é de que, com a conclusão da estação de bombeamento que será construída pela Corsan, o problema de poluição local seja totalmente resolvido” explica o secretário de Meio Ambiente, Leandro Heidtmann.

A nova estação de bombeamento beneficiará também as áreas adjacentes, ao encaminhar os efluentes sanitários para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Terezinha, localizada no bairro Celulose. Durante a vistoria técnica, a eficiência da ETE foi verificada, sua capacidade de recebimento e tratamento dos efluentes foi confirmada.

A pasta do Executivo municipal solicita que a comunidade evite conexões clandestinas, como o uso da rede de esgoto cloacal para drenagem pluvial. O secretário destacou que a eficiência do tratamento na estação é evidente, mas que a colaboração da população é crucial para manter a integridade do sistema em bom funcionamento.

Vistoria em obras da Corsan, em CanelaFernanda Amaral/PMC/Divulgação
Vistoria em obras da Corsan, em CanelaFernanda Amaral/PMC/Divulgação

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas