PRAIA

O VERDADEIRO GAUCHÃO: 29º Futebol de Bombacha será neste domingo (21)

Futebol de Bombacha na praia de Tramandaí resgata a história da Revolução Farroupilha

Publicado em: 18/01/2024 17:56
Última atualização: 18/01/2024 18:32

Neste domingo (21), na Praça General Müller, a partir das 10 horas, com a brisa do mar de Tramandaí como testemunha, ao som de música gaúcha, ocorrerá o 29º Futebol de Bombacha.

Futebol de Bombacha da edição anteriorGiordanna Vallejos/GES - Especial
Futebol de Bombacha da edição anteriorGiordanna Vallejos/GES - Especial
Futebol de Bombacha da edição anteriorGiordanna Vallejos/GES - Especial

Esse evento esportivo vai muito além de uma simples partida. "É um evento para enaltecer a beleza e a história da cultura gaúcha, são 100 pessoas pilchadas jogando futebol", destaca Nilson Vilmar Mendes, idealizador do evento e professor de dança de salão e morador de Novo Hamburgo.

Nilson explica que o evento é uma celebração da tradição gaúcha, onde homens e mulheres, rigorosamente de pilcha, participam de uma disputa que mistura esporte e cultura. A realização desse momento é organizada pela Academia de Danças Tiaraci, com apoio da prefeitura de Tramandaí e Secretaria do Turismo e Desporto.

Maragato ou chimango?

Os Maragatos, de lenço vermelho, enfrentam os Chimangos, de lenço branco, em uma recriação simbólica da Revolução Farroupilha. "Eles vão de chapéu, camisa, bota e bombacha", revela Nilson, enfatizando a importância de manter viva a cultura gaúcha.

"Maragatos representavam o povo e os Chimangos representavam o império", explica Nilson, destacando a simbologia por trás da rivalidade. Uma guerra do povo contra o governo que terminou na paz do Poncho Verde em 1845, mas que continua viva no Futebol de Bombacha.

Evento aberto e gratuito

O evento, que não tem custo para participar ou assistir, transmite não apenas a paixão pelo esporte, mas também difunde a tradição do Rio Grande do Sul. "Tem gente que vai e nunca botou uma pilcha na vida", ressalta Nilson, sublinhando a singularidade do encontro.

Uma particularidade única do Futebol de Bombacha é a regra que proíbe perder o chapéu ou o lenço, sob risco de perder pontos. "Isso é como no tiro de laço", compara Nilson, ressaltando a seriedade da competição e a conexão profunda com as tradições gaúchas.

O 29º Futebol de Bombacha não é apenas um jogo; é uma celebração vibrante da cultura gaúcha, onde o esporte se entrelaça com a história. Como diz Nilson Vilmar Mendes, "faço isso ano após ano, pois amo a tradição e o futebol".

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas