ESSE TAL DE ROQUE ENROW

O sucesso da Rainha do Rock que atravessou gerações e segue atual

Em 1971, os canoenses foram a Esteio para show dos Mutantes, a última turnê com a presença de Rita Lee no Estado; Em 2023, a obra da artista continua viva

Publicado em: 11/05/2023 09:21
Última atualização: 07/03/2024 15:41

Rita Lee Jones de Carvalho será para sempre a rainha do rock brasileiro. Nascida na Vila Mariana, em São Paulo, a cantora se mostrou uma artista à frente do seu tempo. O primeiro destaque na carreira aconteceu a partir de 1966, com a banda 'Os Mutantes' ao lado dos músicos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

O grupo durou seis anos, o suficiente para grandes sucessos da música brasileira, como "Ando Meio Desligado" e "Balada do Louco". Foi com "Os Mutantes" que Rita Lee esteve em um show considerado antológico pelos fãs da região.

Discos da artista seguem em alta Foto: PAULO PIRES/GES

Foi no dia 17 de agosto de 1971, no Clube do Comércio, em Esteio. Jovens de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre puderam presenciar, há 52 anos, o show da última turnê dos Mutantes no Rio Grande do Sul.

"Por incrível que pareça, eles faziam muito sucesso e as apresentações aconteciam em locais pequenos", explica o músico canoense Acácio Santos Fernandes, 76 anos.

Acácio tocava na banda "Os Mísseis", que abriu o show naquela noite memorável. "Lembro do encontro ao sair do palco. Nós estávamos saindo do palco com os instrumentos e eles entrando, carregando a própria aparelhagem."

O músico afirma que sempre se deu bem com os artistas do eixo Rio-São Paulo. "Nunca fui fascinado pelos caras, eram muito malucos. Ainda assim guardo boas recordações."

Discos e herança

Outro canoense que possui uma grande ligação com Rita Lee, é o comerciante César Berzagui, 32 anos. Ele trabalha com o pai, Cláudio Berzagui, 69, em uma loja de discos e CDs na cidade. A Prisma tem 37 anos e desde o início teve na paulistana uma grande vendedora de discos.

"Ela soube lidar com todas as transformações musicais. Quando começou, a música era apenas um sonho e depois passou a viver disso."

Sobre o show de 1971, César diz que o pai esteve presente naquela noite. "Ele conta que enquanto o Arnaldo e Sérgio carregavam e montavam o equipamento, a Rita era a responsável pelo meeting. Conversava com o público."

César trabalha com o pai na Prisma Discos Foto: PAULO PIRES/GES

"Beatles, Mutantes e Rita Lee estão entre os discos mais vendidos"

Custando em média R$ 150, os discos de vinil voltaram ao mercado há cerca de dez anos. César explica que muitas pessoas buscam para colecionar, outros procuram a experiência musical. No entanto, há uma semelhança entre os públicos: Os Mutantes e Rita Lee. "Junto com os Beatles, são dos mais procurados."

Entre os mais vendidos estão os clássicos "Fruto Proibido" e "Rita Lee" de 1980, com a famosa música "Lança-Perfume". "Ontem (terça-feira) vendi o disco 'Hoje é o Primeiro Dia do Resto das Suas Vidas' e naquele momento não sabia da morte dela, a pessoa que comprou também não. Isso mostra a importância dela."

'Rita Lee' de 1980 é um dos mais vendidos da artista Foto: PAULO PIRES/GES

Releitura contemporânea e outras artes

Para César, o trabalho de Rita Lee e dos Mutantes foi revolucionário. "Eles gravaram um disco na Europa e não lançaram, para não tirar o espaço das bandas locais."

Sobre Rita, o comerciante lembra que a artista teve várias vertentes e influências dentro do rock. "Da Tropicália, Psicodélico, Pop Rock. Era incrível como ela atravessou tantas gerações e continuou original."

Entre as grandes parcerias da paulistana estava o marido, Roberto Carvalho. A família ainda conta com outro membro na cena musical. O filho mais velho, Beto Lee, também é músico e inclusive fez parte da banda de apoio dos Titãs após a saída de Paulo Miklos.

Para além da música, Rita representou a rebeldia e ao mesmo tempo, a força da mulher brasileira. Se tornando referência ao longo dos anos. "É a mulher mais importante da música brasileira", opina César.

Em 2023, foi lançado o álbum "Acústico MTV Manu Gavassi canta Fruto Proibido", onde a também paulistana Manu, toca os grandes sucessos de um dos discos que mais venderam na carreira de Rita. O show completo está disponível no canal de streaming Paramount Plus. "O Fruto Proibido é vendido em dias. Recebemos e vendemos", afirma César.

Para quem não sabe, Rita Lee também já foi dubladora. A cantora participou da animação Wood e Stock, do diretor gaúcho Otto Guerra. Na produção, a cantora é responsável pela voz da personagem Rê Bordosa, do cartunista paulista Angeli.

Nas novelas, foram quatro produções: Top Model, Vamp, Celebridade e Ti Ti Ti. No total foram 28 álbuns na carreira solo e outros sete ao lado dos Mutantes. "A sorte de ter sido eu, de ter sido quem eu sou, de estar onde estou, não é nada, se comparada ao meu maior 'Gol'. Sim, acho que fiz um monte de gente feliz."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas