Está chegando a hora de a região conhecer em detalhes os projetos considerados prioritários para reforçar o sistema de proteção contra enchentes. É o que lideranças políticas e de instituições e órgãos técnicos vão apresentar, ao longo da tarde desta segunda-feira (8), no seminário “Desafio da Região Metropolitana: O que fazer após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul”.
O seminário acontece a partir das 13h30 desta segunda-feira (8) no auditório do prédio 14 da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Ainda é possível se inscrever gratuitamente no site eventos.gruposinos.com.br. A organização pede que o público leve um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão repassados a famílias atingidas pela enchente.
A abertura do seminário ficará a cargo do governador Eduardo Leite e do ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta. Após, os prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo; de Canoas, Jairo Jorge; de São Leopoldo, Ary Vanazzi; e de Gravataí, Luiz Zaffalon, além da prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, irão detalhar as ações contra enchentes que consideram mais urgentes.
Na sequência será a vez de lideranças dos seguintes órgãos técnicos apresentarem propostas: ComiteSinos; Metroplan; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RS); Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul; Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS); e Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Durante o seminário, representantes dos governos estadual e federal vão receber um caderno de quase 100 páginas com as propostas apresentadas pelos prefeitos e técnicos. Batizado de “Pacto contra enchentes na Grande Porto Alegre”, o documento é uma contribuição regional aos governos estadual e federal para adoção urgente de medidas que aumentem a proteção da área metropolitana.
Fique por dentro
- O seminário começa às 13h30 no auditório do prédio 14 da Ulbra/Canoas, que fica atrás do edifício envidraçado do UlbraTech. O câmpus fica na Av. Farroupilha, 8.001, bairro São José.
- Quem for ao seminário de carro deve entrar pelo estacionamento E2, junto à rotatória da Avenida Farroupilha. O estacionamento custa R$ 13,00, independente do tempo de permanência. O deslocamento entre o estacionamento e o prédio 14 é feito a pé.
- Quem for de carro de aplicativo pode acessar o câmpus a pé a partir do pórtico principal, pelo caminho ao lado do Hospital Universitário.
- Os painelistas deverão acessar o câmpus pelo pórtico principal.
- O seminário é realizado pelo Grupo Sinos e tem patrocínio master da Caixa Econômica Federal. O patrocínio é de BRDE, Corsan e Assembleia Legislativa e o apoio é da Ulbra e da Federação das Indústrias do RS (Fiergs).
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags