Um Airbus A320 da companhia aérea Azul, com capacidade para pouco mais de 170 passageiros, não conseguiu pousar na Base Aérea de Canoas (Baco) na manhã desta quinta-feira (11) e acabou retornando para Campinas (SP), de onde havia decolado.
A mudança de rota chamou atenção de passageiros e usuários da aviação, especialmente porque não havia nevoeiro intenso nesta manhã na Região Metropolitana de Porto Alegre. A neblina já impactou a operação comercial na Base Aérea de Canoas.
Segundo a Azul, o avião que fazia o voo AD9000, de Campinas para Canoas, não teve o pouso autorizado “devido à indisponibilidade de posição no pátio”. Ainda conforme a companhia, “os clientes estão recebendo toda a assistência necessária”.
Segundo o FlightRadar24, serviço global de monitoramento de aeronaves, o Airbus da Azul decolou de Campinas às 8h15 com destino a Canoas. A chegada estava prevista para 9h55, mas por volta de 9h20 o avião mudou a rota e sobrevoou a região de Montenegro. Dali o Airbus retornou para Campinas às 9h50.
Ainda segundo o FlightRadar24, naquele momento outro Airbus A320, só que da Latam, já realizava o procedimento na Base Aérea para decolar com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no voo LA9210.
A decolagem estava prevista para 9h30 mas foi realizada às 9h51, quatro minutos antes da previsão de chegada do avião da Azul. Um piloto de linha áerea ouvido pelo Grupo Sinos sob a condição de anonimato diz que alteração no tempo de viagem é normal, tanto para mais, quanto para menos.
“A questão é a capacidade de operação, que aparentemente está limitada a uma aeronave por vez na Base Aérea de Canoas”, analisa o especialista. A concessionária Fraport, que responde pela operação comercial na unidade militar, foi questionada, mas não retornou até a publicação deste conteúdo.
Anac autoriza mais voos na Base Aérea de Canoas
A limitação na capacidade de operação em Canoas ficou evidenciada na mesma manhã em que o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciaram a ampliação da quantidade de voos em Canoas.
No início da manhã desta quinta-feira o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que a base Aérea de Canoas vai praticamente dobrar o número de operações semanais.
Atualmente a unidade militar tem 49 voos semanais e, dentro de dez ou 15 dias, segundo o governo federal, passará para 87 frequências semanais. “Serão ofertados mais de 35 mil novos assentos”, disse o ministro.
Os novos voos deverão ser encaixados principalmente entre 21 horas e 7h30, ou seja, nos períodos da noite, madrugada e início da manhã. Faz poucos dias que a Base Aérea de Canoas passou a operar voos comerciais à noite.
Embarque e desembarque mudam a partir de segunda-feira
A partir desta segunda-feira (15), os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros migram do terminal improvisado no ParkShopping Canoas para o terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Os aviões continuam pousando e decolando em Canoas.
LEIA TAMBÉM
Também na segunda-feira a concessionária Fraport deverá anunciar a dimensão dos estragos causados pela enchente na pista, nas taxiways e no pátio de aeronaves do aeroporto de Porto Alegre. É esperado para este dia o anúncio do tempo de obras e de quando os aviões retornam ao Salgado Filho.
Enquanto isso, a Fraport segue trabalhando na reforma do aeroporto. Nesta quinta-feira chegaram a Novo Hamburgo para desembaraço aduaneiro os novos fingers (passarelas) que serão instalados para fazer a ligação entre o terminal e os aviões.