abc+

TODOS OS ANOS

O que explica o Vento de Finados; entenda o fenômeno

No sábado (2) celebra-se o Dia de Finados, a data é marcada também pelas rajadas de vento

Juliano Piasentin
Publicado em: 29/10/2024 às 09h:47 Última atualização: 29/10/2024 às 09h:48
Publicidade

Chegamos à última semana de outubro e a primeira de novembro. No sábado (2) celebra-se o Dia de Finados, a data é marcada também pelas rajadas de vento. O fenômeno é tradicionalmente conhecido como Vento de Finados.

Conforme a Metsul Meteorologia, no inverno, massas de ar frio mais fortes têm trajetória na maioria das vezes pelo interior do continente. A partir da primavera, a tendência é que esse avanço ocorra prioritariamente pelo oceano. 

LEIA TAMBÉM: Teleco pede ajuda do público após temporal causar perda total na estrutura do circo

Vento no Dia de Finados | abc+



Vento no Dia de Finados

Foto: Arquivo/GES

Tecnicamente, com as massas de ar frio atuando no oceano e o ar quente atuando no continente, devido à aproximação do verão, estabelece-se um maior gradiente de temperatura e pressão, e o resultado é vento.

Outra situação que podre agravar a incidência de vento é o fato de estarmos em ano de La Niña, mesmo que o fenômeno ainda esteja em estado de neutralidade.

Em razão disso, a tendência é os dias sejam mais ventosos, com rajadas a partir do quadrante Leste, da tarde para a noite. O mesmo é projetado no veraneio, com maior frequência do Nordestão nas praias do litoral norte e sul do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade