CATÁSTROFE NO RS

O que aconteceu em Capela de Santana? Cidade do Vale do Caí é invadida pela água

Moradores foram surpreendidos no início da noite desta segunda-feira

Publicado em: 21/05/2024 00:21
Última atualização: 21/05/2024 00:21

Moradores de Capela de Santana, no Vale do Caí, foram surpreendidos no início da noite desta segunda-feira (20) com uma inundação repentina inclusive na região central da cidade. A água já estava baixando em alguns pontos no fim da noite. Não houve registro de feridos. A Defesa Civil estadual monitora o caso.


Capela de Santana invadida pela água na noite desta segunda-feira Foto: Reprodução

O alagamento em Capela de Santana foi provocado pelo desmoronamento de parte da RS-240, que liga Portão a Montenegro, na altura do quilômetro 20. No fim da tarde, técnicos da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) identificaram uma fissura no local e interditaram a rodovia de forma preventiva. Havia muita água acumulada em um dos lados da estrada.

Além de bloquear o trecho, a CSG acionou a Defesa Civil diante do risco iminente de ruptura do aterro que dá sustentação à rodovia. A Prefeitura foi alertada para o risco de alagamentos nas margens dos arroios Amoras, Mineiro, Trilhos, Estação e Arrozeira e demais localidades próximas.

Pouco depois das 23 horas, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu boletim informando que "o rompimento não foi em uma barragem, mas sim na galeria pluvial que acabou danificando o asfalto e extravasando, causando alagamentos no outro lado da pista". O esclarecimento veio depois que, nas redes sociais, surgiram postagens sobre suposto rompimento de barragem, o que não é verdade.

"A Defesa Civil municipal adotou medidas de prevenção, os moradores (cerca de 25 famílias) foram informados, mas a água dissipou rapidamente, sem maiores danos reportados até o momento. A situação no local segue sendo monitorada pelo poder público municipal", informou a Defesa Civil do RS no fim da noite.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas