“O problema da saúde, eu conheço”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emocionado durante discurso na inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia (COH), do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Porto Alegre, no começo da tarde desta sexta-feira (16).
“Eu perdi uma mulher em um hospital modelo em São Paulo”, disse Lula, falando sobre a primeira esposa e o filho que faleceram. “Isso foi a primeira certeza que eu tive, que nesse País, as pessoas não são tratadas com igualdade de condições. Tinha certeza de que ela não teve um bom tratamento.”
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
O novo prédio de 14 mil metros quadrados construídos promete ampliar em 77% a capacidade de internações oncológicas e em 200% o atendimento de quimioterapia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Ele começou a ser construído em 2018, e mesmo antes da inauguração oficial, os atendimentos já estavam acontecendo no início deste ano.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
O novo espaço já conta com um acelerador linear, equipamento com custo aproximado de R$ 20 milhões, que permitirá a realização de radioterapia no local.
A vinda de Lula já era esperada pela direção do HNSC, que também espera o anúncio de recursos para um novo equipamento para a instituição.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Discurso
Lula começou o discurso lembrando dos trabalhadores do GHC, que também foram atingidos pelas enchentes históricas de maio. “Fui informado que aproximadamente 3 mil pessoas que trabalham aqui tiveram prejuízos com as enchentes”, começou. “Quero avisar que esses prejuízos serão reparados. Se estiverem prontas, a gente vai comprar essas casas.”
O presidente também falou sobre o tratamento pelo qual passou contra um câncer. “Tive câncer, fiz quimioterapia, radioterapia, e sei a importância desse equipamento.”
Ele também enalteceu o tratamento de oncologia do hospital. “O povo de Porto Alegre tem que saber que eles tem o melhor tratamento de oncologia aqui na cidade.”
Durante o evento, participaram também o ministro Paulo Pimenta, do Ministério da Reconstrução do RS, e a ministra da Saúde Nísia Trindade, que anunciou mais de R$ 300 milhões em repasses para a Saúde do Estado, com foco na reconstrução de Unidades Básicas de Saúde após as enchentes históricas de maio no RS.
O governador do Estado Eduardo Leite falou sobre a gratificação de “ver o sorriso no rosto” de pessoas que são atendidos no GHC. “Ver um sorriso no rosto deles porque tem seu tratamento e nisso confiam no futuro para as suas vidas faz justificar para todos nós a nossa dedicação na vida pública.”
Ele ainda falou sobre “aguentar algumas vaias”, mas que isso fazia parte do processo política. “A gente segue em frente.”
O presidente do País fez a entrega de moradias no condomínio da Fé, na zona leste da capital gaúcha e ainda participa da inauguração do Complexo Scharlau, em São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM