Magia, encantamento, cores e muita luz dão o “start” ao 28º Natal dos Anjos, de Dois Irmãos, que inicia nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 6 de janeiro de 2024. Durante 51 dias, com qualquer tempo, moradores e visitantes poderão percorrer os espaços da área central do município, para viver todo o encantamento da data mais aguardada do ano.
A programação, totalmente gratuita, ocorre no Largo Felippe Seger Sobrinho, que neste período passa a se chamar ‘Largo de Natal’, e na Praça do Imigrante, a ‘Praça de Natal’.
Neste ano, os espaços tradicionais e novos pontos da área central, especialmente, a Avenida São Miguel, estão mais iluminados. “A iluminação está explodindo. A Praça está com o triplo de luzes do ano passado e a Avenida São Miguel está com o dobro”, declara a artista plástica Ana Beatriz Gehlen Kuhn, que realiza a decoração há 13 anos.
Anjos serão vistos em diferentes momentos e espaços. Desde o trevo de acesso ao município, na BR-116, acessando a porta de entrada da cidade pela Avenida Irineu Becker até a Avenida São Miguel, os anjos foram distribuídos para dar as boas-vindas.
O vermelho ganha destaque nos enfeites e no tapete. Segundo o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Adriani Meneghetti, a cidade procura receber a todos da melhor forma possível. “Literalmente com o tapete vermelho estendido nas ruas da cidade, para conduzir as pessoas a todos os espaços e atrações do nosso Natal dos Anjos”, frisou, salientando que o evento foi preparado com muito carinho, em um trabalho de todo o ano, onde o visitante apreciará a modificação do layout do evento e a praça de alimentação com cobertura.
Mas não para por aí. A Árvore-Símbolo do Natal Gaúcho, de 35 metros de altura, será a grande atração desta noite (17), quando todos poderão acompanhar o acendimento às 20h30, seguido do espetáculo musical Coro dos Anjos.
“O Natal foi preparado com o propósito de ser um evento extremamente comunitário, que tem o foco principal na espiritualidade, na religiosidade, na família, nos valores cristãos, enfim, e é isso que as pessoas vão encontrar aqui visitando o nosso Natal dos Anjos. Vão despertar o que há de melhor, a bondade, a fé, enfim, é um evento para todos os tipos de público e estão todos convidados a prestigiar”, convida o prefeito.
Será impossível sair da cidade sem registrar tamanha magia. O industriário Giovani Antônio Rambo, 41 anos, por exemplo, fez várias fotos para postar nas redes sociais, antes do evento começar. Na terça-feira (14), ele parou diante da Árvore Símbolo para clicar.
“Eu já tirei umas quantas (fotos), eu percorri as ruas do Centro, porque a cidade está bonita”, declarou o morador da cidade desde 2000. “A cada final de ano eles fazem e é muito legal e quem não conhece Dois Irmãos ainda deve vir porque é uma cidade muito aconchegante que recebe os visitantes de fora muito bem”, arremata.
Economia
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá, o Natal dos Anjos desempenha um papel significativo no impulsionamento do turismo e na contribuição para a economia da cidade, consolidando Dois Irmãos como um destino turístico da região e do Estado. O Natal impulsiona a economia local, através do aumento do fluxo turístico, gerando um aumento significativo na mão de obra de serviços diretos e indiretos. Dois Irmãos tem um dos maiores eventos natalinos do Brasil, com programação totalmente gratuita.
O primeiro final de semana
Programação
Largo de Natal
Sexta (17)
20 horas – Caminhada Luminosa
20h30 – Abertura Oficial com acendimento da Árvore Símbolo do Natal Gaúcho
21h30 – Espetáculo Musical: Coro dos Anjos
Sábado (18)
19h45 –Espetáculo de Acendimento da Árvore Símbolo do Natal Gaúcho
20 horas – Fernando Luzs
21 horas – Orquestra de Picada Café
Domingo (19)
19h45 –Espetáculo de Acendimento da Árvore Símbolo do Natal Gaúcho
20 horas – Os Trovadores de Natal
21 horas – Coral Cantares
Praça de Natal
Sábado (18)
20 horas – Mensageiros do Noel
21 horas – Trabalhos Espaciais Manuais
LEIA TAMBÉM
Domingo (19)
20 horas – Luca Boni
21 horas – Banda Rosa’s
Itinerantes
Sábado e domingo, às 20h30, terá Comboio dos Anjos nas Avenidas São Miguel e 25 de julho.
Domingo, às 14 horas, no Espaço Cultural Antiga Matriz, terá projeto Música de Sobremesa, com alunos da Arpejo Escola de Música.
Anjos ganham uma casa, desfilam, cantam, distribuem poesia
Moradores e visitantes terão toda a magia de estar frente a frente com os anjos. Além de enfeites na decoração, terá a família dos anjos com uma casa nova no Largo, sábados e domingos terá o Comboio dos Anjos, que é um mini desfile pela cidade, as anjinhas de Natal na Praça, o Coro dos Anjos, esquete dos Anjos de quartas-feiras a domingos. “Como é Natal dos Anjos, essa figura estará presente em tudo que é exclusivo do Natal”, diz a produtora cultural Vivian Henkel. E mais: como eles ficam circulando, o visitante poderá ser surpreendido ao receber uma poesia. “Isso é o espírito do Natal aqui”, arremata Vivian.
Atrações diversas em dois pontos
Peças teatrais, orquestras e corais, para o público apreciar sentado, fica no Largo de Natal, decorado com a Árvore Símbolo e com mais 20 árvores decoradas pelos comerciantes. Já na Praça de Natal, o palco é mais dinâmico, com teatros e músicas que podem ser apreciados mesmo quando as pessoas estão circulando.
Desfiles
O evento terá dois desfiles de Natal. Nos dias 3 e 17 de dezembro, às 20 horas, entidades irão sair da Avenida 25 de Julho, passam pela Praça de Natal e encerram no Largo de Natal. “A proposta do desfile é levar a ideia do espírito de solidariedade, luz, união e de amor”, declara a produtora cultural Vivian Henkel.
Papai Noel e trenzinho
Na Praça de Natal, que é mais lúdica, terá a Casa do Papai Noel, com a presença do Bom Velhinho, e o embarque e desembarque no trenzinho, que proporciona um passeio pela cidade durante 15 minutos.