A aplicação da primeira prova do Enem 2023 ocorre neste domingo (5). Conforme dados divulgados pelo Governo Federal, 159.734 pessoas estão inscritas para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Em Canoas, são 5.622 candidatos, um aumento de 15,63% em comparação ao ano anterior.
Na reta final, os estudantes se preparam para as provas que serão aplicadas neste domingo, são elas: linguagens (40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) – além da redação. A duração da aplicação terá 5 horas e 30 minutos.
Em busca do sonho de cursar medicina, Leandro Costa dos Reis, de 24 anos, estuda 10 horas por dia, de segunda a sexta-feira. O jovem fará pela quarta vez o Enem. “Decidi mudar as minhas estratégias. Identifiquei que necessitava ampliar o tempo de estudo. No ano passado, estudava em apenas um turno. Em 2023, comecei um cursinho preparatório em dois períodos, manhã e tarde. Durante a noite, reservo um tempo para revisar e fazer simulados também”, revela.
O descanso é citado pelo aluno como essencial nos dias que antecedem as provas. “É necessário diminuir o ritmo. Não adianta tentar estocar conteúdo na cabeça. Agora é momento de revisar com moderação. Não é recomendável estudar matérias não vistas durante o ano”, avalia.
Leandro almeja entrar em uma universidade federal. Para alcançar o objetivo de cursar medicina, o jovem necessita fazer em média 800 de 1.000 pontos. “É o mínimo para cogitar uma vaga. Minha primeira opção é a UFRGS [Universidade Federal do Rio Grande do Sul], mas se for preciso mudarei de Estado. Se tudo der certo, serei o primeiro médico da família”, diz. “Estou tranquilo e confiante para as provas de domingo.”
Dicas do professor
O professor de biologia do cursinho preparatório Fleming Canoas, Álvaro Silveira, fala sobre a importância de organizar e otimizar o tempo. “A principal dica que dou é manter a tranquilidade, dentro do possível, para o exame. Para isso, é necessário uma boa noite de sono e chegar com antecedência no local de prova. Os conteúdos estudados necessitam ser revisados de forma moderada, ou seja, sem desespero”, orienta.
A abertura dos portões dos locais do exame ocorre ao meio-dia e o fechamento às 13 horas. A prova inicia às 13h30min e encerra às 19 horas neste domingo devido à prova de redação. No próximo domingo (12) o término ocorre às 18h30min.
LEIA TAMBÉM