O alerta da Defesa Civil, testado em 36 cidades do Rio Grande do Sul no último sábado (30), começará a ser usado a partir desta quarta-feira (4) em caso de desastres de grande perigo. O novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, já está em operação nas regiões Sul e Sudeste.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Calor de até 35°C antecede episódio de chuva de 100 milímetros no Sul do Brasil
A ferramenta usa a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
“Neste primeiro momento, a utilização da nova tecnologia estará focada nas defesas civis dos estados. Elas foram previamente capacitadas e certificadas para o uso correto da ferramenta. Lembrando que para os desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes”, afirmou o coordenador-geral de monitoramento e alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Tiago Schnorr.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- ALERTA CLIMÁTICO
- alerta da defesa civil
- ALERTA METEOROLÓGICO
- ANATEL
- cell broadcast
- DEFESA CIVIL
- DEFESA CIVIL ALERTA
- Defesa Civil Nacional
- desastres climaticos
- ENCHENTE
- litoral
- NOVO HAMBURGO
- operação do alerta da defesa civil
- simulação de desastre
- SMARTPHONE
- teste de alerta
- TRAGÉDIA CLIMÁTICA
- TRAGÉDIA DE MAIO
- vale do paranhana
- Vale do Sinos