ÍNDICE DO CAGED
Novo Hamburgo volta a contratar e fecha março com saldo positivo em empregos
Campo Bom, no entanto, teve queda no saldo de empregabilidade. Veja resultados de outras cidades da região
Última atualização: 05/03/2024 07:59
O índice de empregabilidade no Estado, medido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que leva em consideração o saldo de demissões e contratações, seguiu positivo no mês de março. Foram 149.296 admissões e 137.127 desligamentos, resultando em um saldo de 12.169 vagas de emprego no RS.
Na região, o resultado ficou dividido. Algumas cidades registraram saldo positivo como Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Sapiranga e Taquara. Já outras, como Campo Bom, Igrejinha, Parobé, Três Coroas e Dois Irmãos registraram queda na geração de vagas em março deste ano.
Novo Hamburgo e Ivoti mostraram uma recuperação importante, já que ambas haviam registrado índice negativo em fevereiro. Novo Hamburgo teve em fevereiro, um saldo de - 102, puxado pela desaceleração na indústria. Em março, a cidade recuperou o nível de empregabilidade e fechou o mês com saldo de +464, puxado justamente pela indústria que voltou a contratar.
Foi o segundo melhor resultado na região metropolitana, atrás de Porto Alegre, e o sexto melhor em todo o Estado. No primeiro trimestre deste ano, o Município acumula 469 novas vagas de emprego criadas, com estoque de 69.460 postos de trabalho.
O diretor de Trabalho da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Nelson Dietrich Júnior, também atribui a colocação no ranking ao nível educacional dos candidatos. Segundo ele, os candidatos com ensino médio completo e curso superior (completo ou incompleto) responderam por quase 70% das contratações em março. “Os jovens precisam estar atentos ao nível de educação, pois isso é um importante item no currículo”, afirma.
Ivoti, que havia registrado saldo negativo de 25 em fevereiro, teve melhora no índice e finalizou março com saldo positivo de 59 postos de trabalho. A melhora foi alavancada com a contratação no setor de serviços.
Queda em Campo Bom
Alguns municípios que haviam registrado saldo positivo de empregos em fevereiro, tiveram queda no mês de março. Entre eles Campo Bom, Dois Irmãos, Parobé e Igrejinha. A cidade de Campo Bom foi a que teve saldo mais negativo na região em março, ficando com - 206 vagas de emprego.
"A prefeitura mantém contato direto com as empresas campo-bonenses, pois acreditamos que esse é o caminho para criar um ambiente favorável à geração de empregos. As empresas de serviços, setor que impactou nos desligamentos de março, informaram que estão efetuando trocas de colaboradores e o quadro será certamente revertido nos próximos meses", disse Henrique Scholz, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Bom.