TRANSPORTE PÚBLICO
NOVO HAMBURGO: Vale-transporte em papel já tem data para venda; saiba quando
Cartões podem ser utilizados até o último dia de operação das atuais empresas de ônibus
Última atualização: 23/02/2024 19:30
Daqui a uma semana, na sexta-feira (1º), a Central de Vendas de Vale Transporte (Cevvat), localizada na Rua Júlio de Castilhos, 440, na área central de Novo Hamburgo, passará a comercializar vale-transporte de papel, em blocos de 30 vales com data de validade impressa nos mesmos.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A mudança é para aqueles usuários que não têm saldo em seus cartões ou que não querem pagar em dinheiro o ônibus. O estudante também terá vale de papel e para utilizar no ônibus deverá estar com seu cartão escolar. Vale ressaltar que quem tiver saldo no cartão poderá utilizar até a troca de empresa.
A medida faz parte do período de transição de transporte público em Novo Hamburgo, onde a nova concessionária a operar será a Viação Santa Clara, já que as empresas Futura/Hamburguesa/Courocap e Feitoria não irão mais realizar o serviço no Município. A informação é de Daiane Port, responsável financeiro da Futura/Hamburguesa/Courocap.
Ela explica que quem ainda possui saldo existente no cartão poderá utilizar até o último dia da operação das empresas, que ainda não há data exata. "Os cartões de passe livre também podem ser utilizados até o último dia de operação", relata, lembrando que o cadastramento pelo Mix Mob já iniciou conforme divulgado pela Prefeitura. "A Cevvat, consórcio das empresas de ônibus, encerrará as atividades na mesma data que as empresas de ônibus. Após a transição, essa operação será feita pela Comur" antecipa.
A Prefeitura havia informado que as empresas, que adquirem vale-transporte, receberam um tutorial de como cadastrar seus colaboradores usuários de vale-transporte no novo sistema.
Cadastramento
No dia 5 de fevereiro iniciou o cadastramento de idosos e pessoas com deficiência (PCD) para implantação do novo transporte coletivo. Na segunda-feira (26), até 8 de março, será para idosos com 70 anos ou mais; e de 11 a 28 de março, para quem tem 65 anos ou mais na Casa das Artes, em frente a plataforma 1 do Paradão, na Avenida Primeiro de Março, 59, Centro.
O recadastramento de PcDs será organizado diretamente nas associações ou até 28 de março na Casa das Artes. Este cadastramento inicial é para quem tem direito ao transporte público gratuito. Os demais usuários serão cadastrados a partir de março.
O cadastramento é para quem tem direito ao transporte público gratuito. Segundo a Prefeitura, os demais usuários serão cadastrados a partir de março.
Além de documento com foto e comprovante de endereço em Novo Hamburgo, os PcDs também precisam apresentar comprovante de rendimentos, laudo médico da deficiência e requerimento preenchido (este requerimento pode ser acessado no site).