ABC NAS RUAS
NOVO HAMBURGO: "Tem atrapalhado a nossa vida"; moradores reclamam com transporte público e Visac se manifesta
Assunto foi parar na Câmara de Vereadores e pedido de providência foi aprovado pelos parlamentares na última sessão ordinária
Última atualização: 26/11/2024 12:11
Moradores da Vila Brasília, localizada no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, estão enfrentando problemas recorrentes com o transporte público, especialmente após a Viação Santa Clara (Visac-RS) assumir o serviço. Entre as principais reclamações estão os atrasos recorrentes, que chegam a durar até uma hora, a redução no número de horários e até mesmo falhas mecânicas nos ônibus, que prejudicam ainda mais os deslocamentos.
LEIA TAMBÉM: Série de assaltos a ônibus traz insegurança aos usuários de transporte público em Novo Hamburgo
Além disso, usuários relatam que, em algumas ocasiões, os ônibus sequer entram na localidade. “Essa situação é verídica, seguidamente tem acontecido de o ônibus atrasar ou nem passar, e a gente ter que sair ‘correndo’ até a Rua João Aloysio Algayer para conseguir pegar um ônibus”, relata a dona de casa Clarines Muller, 56 anos, que mora na Avenida Brasília, principal via da localidade.
Nesta terça-feira (26), o ônibus cumpriu o itinerário. O ABC nas ruas cruzou pelo coletivo saindo da Vila Brasília às 7h20, horário de maior reclamação dos usuários.
CPI DOS ÔNIBUS: Relatório que aponta indícios de improbidade é aprovado e será enviado ao Ministério Público
Outro problema apontado é a redução significativa na frequência das linhas. Atualmente, conforme os moradores, apenas dois horários atendem à Vila Brasília: um às 7h20 e outro às 18 horas. Antes, sob a gestão da antiga concessionária, a localidade contava com mais opções ao longo do dia, o que facilitava a rotina dos moradores.
LEIA AINDA: Entenda por que Visac entregará radiografia do transporte público de Novo Hamburgo até o final do ano
Além disso, os constantes problemas mecânicos dos veículos têm sido motivo de indignação. Ainda de acordo com moradores, não são raras as situações em que os ônibus apresentam falhas durante o trajeto, obrigando os passageiros a descerem e procurarem outras formas de transporte ou aguardarem um outro coletivo para fazer a baldeação. “Isso tem atrapalhado a nossa vida. Quem trabalha em Novo Hamburgo [área central] não tem segurança nenhuma de que chegará ao destino no horário”, critica Clarines.
Vereadores pedem providências
O assunto chegou à Câmara de Vereadores. Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (25), o vereador Enio Brizola protocolou pedido de providência sobre essa situação, atendendo a dezenas de manifestações de moradores da Vila Brasília.
ENTRE NO CANAL DO ABCMAIS NO WHATSAPP
“Queremos que a prefeitura tome providências no sentido de corrigir não somente as questões de horário e de rota, mas também dos ônibus que seguidamente estão quebrando, que tem deixado o pessoal [usuários] no trecho”, explica o vereador Enio Brizola, autor do pedido.
A solicitação apresentada pelo parlamentar foi aprovada pelos demais vereadores. Agora, o documento será encaminhado à prefeitura, para que se manifeste sobre o tema e busque corrigir os problemas apresentados.
Empresa pede que usuários reclamem via SAC
A Visac-RS esclarece que moradores que se sentirem afetados por atraso podem abrir protocolo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde é verificado através do sistema de GPS público o percurso realizado pelo veículo. “Se algum veículo não entrou na Vila Brasília, é importante que o usuário indique o dia, o horário e o sentido da linha, para que a gente possa avaliar a conduta do motorista. Se for identificada a não realização da viagem correta, a empresa vai tomar as providências cabíveis”, diz a nota.
CONFIRA AQUI: Veja as propostas dos candidatos de Novo Hamburgo para o transporte coletivo
Sobre a quantidade de linhas que ingressam na Vila Brasília, a empresa informa que segue a planilha com tabela horária e de itinerários pré-determinada pela Prefeitura, através da Diretoria de Transportes, sendo que a Visac-RS não tem poder de decisão sobre horários e itinerários.
A empresa afirma, ainda, que não tem registrado recorrência de quebras de veículos nas linhas de Lomba Grande. “Sempre que ocorre um problema mecânico, a empresa disponibiliza um veículo reserva para concluir a linha. Mas não há histórico de quebras nesta linha”, pontua.
Por fim, a Visac-RS garante que a reclamação que chega pela Central de Atendimento ou imprensa, é avaliado o histórico da linha, como foi feito neste caso, para verificar. “Se de fato houver problema, os motoristas são chamados para orientação. Mas neste caso específico, não foi identificado problema através da leitura de dados pelo GPS”, conclui.
A Diretoria de Transportes da Prefeitura de Novo Hamburgo informa não ter recebido reclamações a respeito nas últimas semanas. A Vila Brasília é atendida com quatro horários no sentido bairro-Centro: 5h40, 6 horas, 7h20 e 12h35, e três horários no sentido Centro-bairro: 11h55, 16h15 e 19h05.
A administração pontua, ainda, que sugestões e reclamações podem ser feitas para os telefones 2211-0314 (Visac) e (51) 9828-2070, da Prefeitura.