EMARANHADO DE FIOS
EMARANHADO DE FIOS: Novo Hamburgo retoma mutirões após 7 meses sem remover os excedentes entre postes
Entenda quando novo mutirão está previsto para acontecer e em qual parte da cidade
Última atualização: 03/11/2024 13:05
Novo Hamburgo retoma os mutirões de organização de fios soltos e inservíveis em postes, com o próximo programado para acontecer na quarta-feira (6), sete meses após a realização da última iniciativa.
EMARANHADO DE FIOS: O que você precisa saber sobre a discussão do compartilhamento de postes entre empresas de energia e telecomunicações
A ação, que reúne RGE e empresas de telecomunicações, surge em resposta a problemas recorrentes e incidentes envolvendo fios caídos, incluindo o caso de um motociclista ferido em dezembro de 2023.
Na ocasião, Lucas Gabriel Ramos da Silva, de 31 anos, foi enforcado por um cabo de internet enquanto trafegava de moto pela Rua Ícaro, no bairro Canudus, resultando em ferimentos graves.
O mutirão previsto para acontecer nesta semana focará na organização da fiação na Rua Guia Lopes, onde o trabalho será concentrado entre os números 1104 e 1247, na divisa dos bairros Canudos e Santo Afonso.
LEIA ESSA TAMBÉM: Governo Federal cria iniciativa para terminar com emaranhados de fios e cabos nos postes
Em abril, no último mutirão realizado na cidade, foram removidos cerca de 300 metros de fios inservíveis em apenas uma quadra da área central (Rua Bento Gonçalves), evidenciando o volume de cabos obsoletos nos postes da cidade.
Desde então, a prefeitura afirma que tem cobrado, junto às operadoras de telecomunicação e à RGE, a organização periódica dos cabos em diferentes pontos, priorizando locais com maior risco de acidentes e onde há maior número de reclamações.
CONFIRA: VÍDEO: Colisão frontal entre carro e ônibus deixa motorista preso às ferragens
Discussão regional
Com a próxima ação, a expectativa é que a força-tarefa amplie a extensão do trabalho e reforce a frequência dos mutirões, enquanto um cronograma regular está em elaboração.
O governo planeja implementar intervenções mensais e intensificar o controle dos cabos de telefonia e internet, com o acompanhamento do Ministério Público.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Os mutirões são realizados pela concessionária e pelas operadoras de telecom, com suporte da Prefeitura de Novo Hamburgo. Sem autonomia para atuar diretamente na questão, a administração municipal recorreu à articulação regional.
A prefeita Fátima Daudt levantou a pauta junto à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A gestora local e outros prefeitos se uniram para cobrar ações da RGE, mas as ações da RGE permaneceram limitadas.