Os indicadores criminais de outubro trazem uma marca histórica para Novo Hamburgo. Isso porque este foi o mês com o menor número de roubo de veículos registrado nos últimos 13 anos. Foram apenas três carros roubados durante todo o mês, de acordo com a atualização dos indicadores criminais divulgados no último dia 9.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, a redução é de 84%. Já quando a comparação é regional, em outubro, Novo Hamburgo registrou menos roubos de veículos que Campo Bom, com quatro casos, e São Leopoldo, que teve sete.
No mês de agosto, as forças de segurança já haviam comemorado uma queda importante deste indicador, quando Novo Hamburgo registrou seis ocorrências de roubo de veículos. Para o tenente-coronel Jacques Peiter Ackermann, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), estes resultados são reflexo de um trabalho qualificado e específico realizado pela Brigada Militar.
Neste dois meses, três guarnições foram destacadas para “perseguirem” este indicador. “O policiamento guiado por dados, que implementamos no semestre passado, soma-se à destinação de seis policiais para atuarem com base no que os dados mostram. O resultado aparece de forma cristalina”, pontua.
O comandante explica que essas guarnições agem seguindo as estratégias definidas pelo programa denominado de GT³, que simboliza a catalisação da gestão total dos dados por meio de três frentes: comando, controle e avaliação. “A análise diária dos dados nos traz clareza de onde devemos agir preventivamente, e com essas equipes destacadas estamos fazendo a saturação dessas áreas”, explica.
O trabalho da Polícia Civil também foi importante para a constatação deste indicador, pois foi em outubro que a 3ª Delegacia de Polícia do Município concluiu que três ocorrências de roubos haviam sido forjadas pelos proprietários para aplicar o golpe do seguro.
“Quando estes casos foram registrados, logo identificamos que havia algo fora do padrão, pois supostamente ocorreram em locais que não havia tendência desse tipo de ocorrência”, sinaliza o comandante do 3º BPM. Esse indicativo foi repassado à Polícia e potencializou a linha investigativa.
Peiter garante que manterá este trabalho, que reflete também na redução de outros indicadores, como homicídios que caíram 18% nos últimos 12 meses e os roubos a pedestre, com redução de 23% este ano, enquanto tiver condições técnicas para isso.
Tendência de queda
Os números de Novo Hamburgo seguem uma tendência estadual. Em outubro, o Rio Grande do Sul chegou à 10ª queda consecutiva de roubos de veículos. Ao longo do mês, foram computadas 264 ocorrências, contra 382 no mesmo período do ano passado, o que corresponde a uma diminuição de 30,9%. Em termos comparativos, trata-se da maior redução do ano, pois todos os meses – de janeiro a setembro – registraram variações negativas, que oscilaram entre 1% e 25%.
LEIA TAMBÉM