Dez cidades gaúchas que possuem Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP) receberam, na última segunda-feira (30), repasses do governo do Estado para enfrentarem o aumento da população de rua ocorrido após as enchentes de maio de 2024. Entre os municípios, estão Novo Hamburgo e São Leopoldo.
Cachoeirinha, Caxias do Sul, Gravataí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Viamão também receberam a verba. Os municípios selecionados apresentam 64% do índice de pessoas em situação de rua no território gaúcho.
Ao todo, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) repassou R$ 3.576.970,08. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) e fazem parte da Sobra da Partilha do Cofinanciamento Estadual do Piso Gaúcho Regular do exercício 2024, somados a outros recursos remanejados do Tesouro estadual, conforme Portaria 195/2024.
LEIA TAMBÉM: Vai se aposentar? Entenda as regras que mudam em 2025
O objetivo da medida é melhorar o atendimento da população em situação de rua, que cresceu após as enchentes enfrentadas pelo Estado no último ano. De acordo com dados do Cadastro Único, entre abril e agosto do ano passado, houve um aumento de 5,3%, totalizando 13.517 pessoas em situação de rua.
Os recursos deverão ser destinados para ações de acolhimento, assistência social e reintegração familiar.
Os Centros POP promovem atendimento social e oferecem aos usuários alternativas de enfrentamento da situação de rua.
LEIA TAMBÉM