abc+

CONTRA A COVID

Novo Hamburgo aguarda a chegada de novas doses para ampliar a vacinação com bivalente

Municípios como São Leopoldo, Campo Bom e Ivoti já iniciaram a aplicação em pessoas com mais de 18 anos e sem comorbidades

Carla Fogaça
Publicado em: 28/04/2023 às 07h:30 Última atualização: 05/03/2024 às 08h:13
Publicidade

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (SES), que definiram a ampliação da recomendação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima dos 18 anos, municípios da região já estão imunizando o novo público orientado. Algumas cidades, no entanto, seguem vacinando apenas pessoas de 60 anos ou mais e público prioritário. É o caso de Novo Hamburgo e Canoas. A previsão é que até semana que vem, quando os municípios recebem novas doses, seja ampliada a vacinação nestes locais.

Bivalente para pessoas a partir de 18 anos



Bivalente para pessoas a partir de 18 anos

Foto: Alisson Moura/PMC

Já São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Taquara, Parobé, Montenegro e São Sebastião do Caí iniciaram a ampliação da bivalente. Em São Leopoldo, a mudança começou na quinta-feira (27), mesmo com poucas doses disponíveis, e, até o momento, foram aplicadas 11.702 doses de bivalente.

Segundo o coordenador do Setor de Vacinas da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, Edson Silva, com a circulação das novas variantes do vírus, é muito importante manter a vacinação atualizada. “Em Novo Hamburgo, já aplicamos mais de 568 mil doses da vacina contra a Covid desde janeiro de 2021. À medida que avançamos com a imunização, a gravidade dos casos foi diminuindo em relação ao início da pandemia. Mas reitero que quem não está com a vacinação em dia que procure a unidade de saúde mais próxima e se imunize.”

Para se vacinar, é importante estar atento sobre o funcionamento em cada município. Em Novo Hamburgo, além da Casa de Vacina e unidades básicas de saúde, a imunização pode ser realizada aos sábados, das 13 às 18 horas, em sala no 1º andar do Bourbon Shopping.

Para receber a dose bivalente, é preciso que a pessoa tenha recebido o esquema primário de pelo menos duas doses da vacina monovalente de qualquer fabricante. É necessário respeitar o intervalo de quatro meses da última dose.

Imunização é o meio mais eficaz de proteção de todos

Segundo a enfermeira do Setor de Imunologia da Secretaria de Saúde de Canoas, Shirlei Centeno Corrêa, tanto a vacina monovalente como a bivalente têm proteção contra a Covid, mas a bivalente possui a cepa original e mais a variante da Ômicron e as subvariantes BA.1 e BA.2. “As vacinas estimulam a produção de anticorpos. A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio”, frisa Shirlei sobre a imunização.

No Estado, somente em 2023 já são 471 mortes por Covid – 75 delas neste mês. Novo Hamburgo soma 1.129 mortes desde 2020. A última aconteceu no dia 19 de abril: uma mulher de 74 anos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade