NEGÓCIOS

Novo empreendimento espera atrair um milhão de turistas por ano para Gramado

Investimento de aproximadamente R$1 bilhão deve ser concluído em 2025

Publicado em: 09/11/2023 19:00
Última atualização: 09/11/2023 19:02

Em um evento com autoridades politicas e empresariais, foi apresentado nesta quinta-feira (9) o projeto do novo complexo turístico de Gramado. A apresentação do projeto foi feita no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite acompanhado de secretários.

FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Em um evento com autoridades politicas e empresariais, foi apresentado nesta quarta-feira (9) o projeto do novo complexo turístico de Gramado. Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial
Com promessa de investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão, a expectativa das empresas DC Set Grupo e do Club Med é atrair cerca de um milhão de turistas por ano para o novo complexo.

O empreendimento ficará localizado em frente ao Palácio dos Pinheiros, em uma área de 205 hectares, superior a 2 milhões de metros quadrados. O projeto prevê a construção do Hotel Club Med, com cerca de 250 apartamentos, entre outras atrações.

"Dentro dessa grande área vamos colocar o hotel e muitas atividades de entretenimento, somado a um desenvolvimento imobiliário", resume o sócio-fundador da holding de entretenimento DC Set Group, Dody Sirena. Entre essas atrações previstas estão uma pista de sky outdoor, um centro de neve artificial chamado de Snow Experience, que simula uma vila coberta pela neve, e ainda uma tirolesa e um teleférico para ligar o centro de Gramado com o Parque.

Há ainda a expectativa de construção de um espaço residencial para investimento imobiliário. Todo esse investimento visa atrair turistas internacionais. "Estamos acreditando no turismo internacional do Mercosul e uma pequena parcela da Europa", explica Sirena.

De acordo com o CEO do Club Med, Janyck Daudet, ainda destaca a construção do resort com a chancela 100% Exclusive Collection, uma modalidade de turismo da própria Club Med voltada ao turismo de luxo. "Gramado tem tudo, milhões de turistas, uma equipe profissional, e temos uma segurança do governo e da prefeitura e acho que tem um potencial brasileiro e internacional muito grande", justificou Daudet, ao falar sobre o que levou a escolha da cidade para o investimento.

Construção

A previsão dos investidores é encerrar o processo de licenciamento entre o final de 2023 e início de 2024. A expectativa é que toda a obra seja entregue até o final de 2025.

"Todo investimento é da iniciativa privada. É um investimento da DC 7 com seus parceiros", lembra Sirena. De acordo com ele, o projeto também tem preocupação ambiental, mesmo que o projeto se estenda por área cinco vezes maior do que o Parque da Redenção, em Porto Alegre.

"Já está no nosso planejamento, todo projeto é prestigiando o meio ambiente", afirma Sirena, que cita a contratação do escritório do arquiteto e urbanista Jayme Lerner como exemplo da preocupação ambiental.

Retorno ao município

Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, se mostra otimista com a atração de turistas internacionais para Gramado a partir dos novos investimentos. "Além de ser um grupo de entretenimento, é importante para o nosso turismo. Nossa expectativa é que traga o turista internacional, especialmente o americano e o europeu."

Em termos de geração de empregos, Tissot demonstra já uma preocupação de que a oferta seja maior do que a demanda. "Hoje a cidade já vive com falta de mão de obra, então vai ter mais oferta de emprego do que mão de obra."

Mesmo com esse desafio, Tissot se mostra confiante no retorno para a cidade. "Os ganhos para a cidade no turismo são imensos, principalmente com essa possibilidade do aeroporto que está sendo construído em Caxias, seria a premiação de todo trabalho que estamos fazendo."

O local onde o empreendimento está previsto fica próximo ao futuro aeroporto de Caxias e também próximo ao limite com Canela.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas