APÓS ENCHENTES
Novo aeroporto pode ser construído em Caxias do Sul, diz ministro do Turismo
Ministro garante que RS sairá da crise após enchentes históricas com mais três aeroportos funcionando, além do Salgado Filho
Última atualização: 20/06/2024 12:09
Há grandes possibilidades de um novo aeroporto ser construído em Caxias do Sul. A informação foi dada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. "Vamos sair [da crise após enchentes], sem dúvidas, com mais três aeroportos funcionando, ou novos, ou ampliados."
Fala do ministro foi feita durante entrevista ao Bom Dia, Ministro, programa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na quarta-feira (19). Sabino falava sobre o impacto da queda do turismo em diversas cidades do Estado, como na Serra gaúcha, com o fechamento temporário do aeroporto da capital.
"Principalmente o Salgado Filho, em Porto Alegre, que era o que recebia mais turistas direcionados às principais instâncias turísticas do Rio Grande do Sul, que são a Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, Gramado e Canela", afirmou.
Sabino ainda abordou o empenho na ampliação dos aeroportos já existentes na região. "Estamos também trabalhando com ampliação do aeroporto de Canela e do aeroporto de Caxias."
Sobre a situação do aeroporto de Porto Alegre, o ministro afirmou que não tem dúvidas de que "o aeroporto Salgado Filho vai voltar à operação com força total antes do que a gente estava imaginando”. A previsão é de que o aeroporto da capital retome as atividades somente em dezembro de 2024.
Aeroporto da Vila Oliva
O novo aeroporto pode ser uma opção para tentar contornar esse obstáculo, que impede a chegada de turistas nas regiões. "A gente tem trabalhado bastante com a possibilidade da construção do aeroporto da Vila Oliva, que fica a 23 quilômetros de Gramado."
A construção deste aeroporto não é uma novidade. Em maio deste ano, mês marcado pelas enchentes históricas no Estado, a prefeitura de Caxias do Sul encaminhou a última etapa do projeto de infraestrutura do Aeroporto da Serra gaúcha. Agora, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) precisa analisar o documento.
A expectativa do governo do RS é que o novo aeroporto irá movimentar mais de 1 milhão de passageiros por ano. Até 2050, a movimentação pode chegar até 2 milhões de pessoas, conforme a prefeitura de Caxias do Sul.
Aeroporto Hugo Cantergiani terá ampliação de 50%
Também nesta quarta-feira (19), a prefeitura da Serra anunciou a ampliação do Aeroporto Hugo Cantergiani em 50%. O projeto foi doado pelo Sinduscon e será enviado "imediatamente" para a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Atualmente, o aeroporto tem 2 mil metros quadrados e a ampliação prevê mais 1 mil, contando com embarque e desembarque, manutenção dos telhados, climatização, projeto elétrico e o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).
Conforme o Siduscon, a obra levará cerca de 60 dias para ser executada. As atividades do aeroporto não sofrerão interrupções.
Aeroporto de Canela
Sabino destacou a importância de também ampliar o Aeroporto de Canela que, durante a semana passada, passou por avaliação da Anac e do governo federal. Na ocasião, foi avaliada a possibilidade do local receber aviões de porte maior.