A programação do Novembro Negro, que marca o mês da Consciência Negra, traz várias ações neste fim de semana, em São Leopoldo. A Praça 20 de Setembro (da Biblioteca), no Centro, recebe grande festa, com exposições, feira, praça de alimentação e atrações musicais, das 11 às 22 horas, neste sábado (18) e domingo (19).
Conforme a prefeitura leopoldense, estão confirmadas, além de artistas locais, duas atrações nacionais: Dhema e Herlon, a fera do banjo. Além disso, no local também ocorre mais uma edição da Expo Black, feira de empreendedorismo com produtos ligados à cultura negra. A programação tem acesso gratuito e, conforme a prefeitura, ocorre mesmo em caso de chuva.
No mesmo local, tem a mostra Minha História Tem Mais de 200 Anos, que abre às 14h deste domingo, tratando sobre a consciência histórica da cidade.
Mais atividades
Até o final de novembro, estão previstas mais atividades na cidade. Nesta sexta (17), das 8h30 às 16h30, tem o 2º Congresso Antirracista de São Leopoldo, no câmpus São Leopoldo da Unisinos. No saguão da prefeitura leopoldense está aberta à visitação, das 9 às 14 horas, a exposição do poeta e militante do movimento negro Oliveira Silveira.
Domingo (19), 15 horas, tem show de samba e pagode pelo Dia da Consciência Negra no Quintal do Walmir (Rua Maria Link), 163; e, às 19h, missa pelo Dia da Consciência Negra, na Paróquia Santo Inácio de Loyola, bairro Rio dos Sinos.
As atividades seguirão pela semana com cinema, dia de beleza negra, roda de conversa e debates.
E tem ainda mais ações pela Consciência Negra na região
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado segunda-feira (20), tem extensa agenda na região. Palestras, exposições, dança, contação de histórias, brincadeiras africanas, documentário, roda de samba, estética, feira de artesanato estão em programações organizadas por municípios e entidades.
Campo Bom
Exposição Consciência Negra – Obras da artista plástica Raquel da Silva estão no Espaço Cultural Dr. Liberato (Rua dos Andradas, 67, na Antiga Estação Férrea, em frente ao Largo Irmãos Vetter) até 2 de dezembro. Neste sábado (18), das 8 horas ao meio-dia, Raquel estará no local mostrando obras de personalidades negras. De segunda a sexta-feira, a exposição abre das 8h às 18h.
Novo Hamburgo
Conferência Ubuntu – No dia 25, a partir das 8h30, na Casa da Cultura Dalila Sperb (Av. Maurício Cardoso, 132), tem palestra A Influência dos Movimentos Sociais na Construção de uma Cidade Antirracista e atrações culturais e roda de samba.
Semana especial – A Universidade Feevale promove a Semana dos Direitos Humanos e da Consciência Negra, de segunda (20) a quinta (24). Entre as atividades, exposição Vozes Negras na Comunicação, na Biblioteca do Câmpus 2; exposição das indumentárias e exibição do documentário do Centenário da Sociedade Cruzeiro do Sul na Rua Coberta (dias 21 e 22, 18 horas); palestra Conhecendo África, no Salão de Atos (dia 22, 10h30) e roda de capoeira no ginásio (dia 24, 19h30), da Escola de Aplicação.
Parobé
Nas escolas – Estudantes da rede municipal realizarão atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra durante toda semana, com seminário, apresentações culturais, palestras, debates, oficinas e atividades sobre a história de luta e resistência do povo negro.
Portão
Negro de Todas Cores – Evento celebra o mês da Consciência Negra neste domingo (19), das 16h às 21h, no Centro de Atividades Lothar Kern. Grupos de dança afro, capoeira e a escola de samba Estado Maior da Restinga (Porto Alegre) e grupo Canta com a Gente são as atrações.
Rolante
1ª Semana da Consciência Negra – Nos dias 21, 23 e 24 de novembro, o Museu Histórico de Rolante realizará no Espaço Cultural programação especial com apresentação da história Muloji (na terça); no dia 23, a palestra Juventude Antirracista: Construindo um Futuro de Igualdade e contação de história e brincadeiras africanas no dia 24.
Taquara
Semana da Consciência Negra – Inicia-se neste sábado (18), a partir das 13 horas, com a Festa da Consciência Negra, na sede do Sociedade Esportiva e Recreativa Santos, no bairro Santa Teresinha. Haverá shows, como do rapper Lady Black, e atividades de beleza, hora do conto, roda de capoeira, feira de artesanato, distribuição de brindes e brinquedos infláveis para as crianças, com entrada gratuita. Para os shows das 20 horas será cobrado ingresso de 15 reais. A programação seguirá nos dias 21 e 23.
LEIA TAMBÉM