A reconstrução da ponte do Arroio Kruze, que conecta os bairros Santo André e Rio Branco e ruiu durante o ciclone de junho deste ano, está 80% pronta. A previsão, conforme a comunicação da Prefeitura Municipal, é que a circulação de veículos seja liberada entre os dias 20 e 22 de dezembro, mesmo sem o término total das obras. Para isso, será colocada uma base compactada para que o trânsito possa ser permitido.
Durante esta semana, as equipes da empresa Construsinos estão finalizando a construção das galerias de drenagem. Enquanto isso, os pedestres usam a passarela para deslocar-se entre os bairros.
A estrutura metálica foi instalada em outubro para facilitar o deslocamento da comunidade que, até então, precisava utilizar a escadaria entre as ruas Brusque e Bom Jesus para ir de um ponto a outro.
Mudanças
A previsão inicial de término das obras era o dia 15 de dezembro. No entanto, a pedido dos moradores, a Prefeitura realizou alterações no projeto inicial das obras e as apresentou à comunidade no dia 21 de novembro. O motivo das mudanças foram as chuvas atípicas que atingiram a região no período, que gerou preocupação em relação ao risco de enchentes.
A alteração consistiu na construção de uma nova estrutura ao lado das duas galerias. Cada lado deve contar com um cano de 1 metro de diâmetro, para que a correnteza não seja represada. Dessa forma, será ampliada a capacidade de escoamento, reduzindo os riscos de alagamentos e inundações nas casas dos moradores.
Além disso, devido a contratempos causados pela chuva e pela instabilidade climática, houve atrasos na entrega do material necessário para a realização das obras.
1,6 milhão de reais
Enquanto as equipes da Construsinos realizam as obras, a comunidade dos bairros Santo André e Rio Branco acompanha diariamente o trabalho e aguarda por sua finalização. A ponte foi destruída após a passagem de um ciclone extratropical que atingiu a região na madrugada de 16 de junho. Uma pessoa morreu. As obras de reconstrução começaram no dia 30 de outubro, após o governo federal garantir a verba de mais de R$ 1,6 milhão para sua realização.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags