Prevista para ser entregue em janeiro de 2024, a obra da primeira Casa de Cultura de Nova Santa Rita está orçada em R$ 495 mil, com recursos próprios da cidade. O novo espaço será na primeira sede da Prefeitura, localizada na rua Lourenço Zaccaro, 1449 – Centro.
O imóvel, construído em 1944, passa por revitalização e recuperação das estruturas. O local, com 162 metros quadrados de área útil, possuirá museu, sala para cursos, sala para coral, sala para danças, sala multiuso e web rádio da Prefeitura.
“Na parte externa da casa, vamos construir um pergolado [estrutura composta por colunas de madeira] para comportar feiras de artesanato, de livros e demais temas relacionados à cultura e economia local. Serão feirinhas casuais. A ideia é que haja rotatividade entre elas”, afirma o diretor municipal de Cultura, Jairo Júnior.
Segundo o diretor, a fachada e o telhado da casa histórica serão preservados. “Ela faz parte da história da comunidade. Nela foram tomadas decisões importantes para o crescimento e o desenvolvimento local. Estamos tomando os devidos cuidados para manter conservado o que é possível, por exemplo, as janelas necessitam ser trocadas”, destaca.
Novos projetos
O secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo de Nova Santa Rita, Marcelo Moreira Viegas, explica que o espaço vai ampliar a oferta de manifestações culturais no município. “Queremos sanar a falta de estruturas adequadas para atividades artísticas. É uma forma de contribuir para a descentralização da cultura e oportunizar que uma região mais distante da capital tenha um espaço propício para a promoção de ações culturais, além de preservar as tradições e a história do município”, enfatiza.
Conforme o titular da pasta, a criação da Casa de Cultura visa atender as demandas da população local e regional. “Temos muitos eventos relacionados à cultura na cidade. A partir da Casa de Cultura, não será mais necessário utilizar locais improvisados como escolas, capelas, salão paroquial e praça”, salienta.
Para Viegas o restauro e uso do imóvel vai promover o resgate da história e desenvolvimento da cultura da cidade.
Web Rádio integrada
O projeto da web rádio da Prefeitura vai integrar a Casa de Cultura. “Ela vai funcionar dentro do espaço. A programação terá transmissão 24 horas, todos os dias. Teremos programas ao vivo e reprisados na grade. A ideia é levar informação para a população sobre o que está sendo feito na cidade. A transmissão será simultânea nos canais das redes sociais da Prefeitura e da web rádio, que iremos criar”, explica o diretor de Cultura, Jairo Júnior.
Acesso democratizado e cinema
Conforme dados da Prefeitura de Nova Santa Rita, o município, emancipado há 31 anos, possui 29.905 habitantes. “Por meio da Casa de Cultura iremos ampliar o acesso à cultura, independente de idade, etnia ou condição social. Tudo será para uso da população, de forma gratuita”, destaca o secretário.
Viegas revela que há planos para a construção de uma sala de cinema ao lado da Casa de Cultura. “É um projeto para o próximo ano que queremos tirar do papel”, finaliza.
LEIA TAMBÉM