abc+

Avaliação técnica

Nova Santa Rita permanece com 20 casas interditadas devido a deslizamento de terra

Segundo a Defesa Civil, será necessário aguardar o tempo seco para uma ação efetiva de retenção na área

Publicado em: 24/06/2024 às 15h:35 Última atualização: 24/06/2024 às 15h:56
Publicidade

A Defesa Civil de Nova Santa Rita reuniu profissionais, na tarde desta segunda-feira (24), para uma nova avaliação técnica na área que sofreu deslizamento. O ocorrido causou a interdição de 20 casas na manhã da última sexta (21), no bairro Berto Círio.

Casas interditadas em Nova Santa Rita permanecem em risco nesta segunda-feira (24)



Casas interditadas em Nova Santa Rita permanecem em risco nesta segunda-feira (24)

Foto: PREFEITURA DE NOVA SANTA RITA/DIVULGAÇÃO

O trabalho no local, entretanto, ainda é prejudicado pela umidade, que impede qualquer ação efetiva de retenção do solo da área, conforme explica o coordenador da Defesa Civil em Nova Santa Rita, Murilo Bertoldo da Silva, que monitora o caso.

“Voltamos até o local com engenheiros da Prefeitura somente para constatar que ainda não é possível garantir uma ação de retenção”, avisa. “O solo continua muito molhado e vai ser preciso esperar o tempo seco para conseguirmos avaliar melhor o que será feito.”

A ordem de evacuação, portanto, perdura, não sendo possível para que os moradores voltem para casa. A Prefeitura de Nova Santa Rita ofereceu abrigo, no entanto, os atingidos preferiram permanecer em casas de parentes e amigos.

Defesa Civil e engenheiros da Prefeitura de Nova Santa voltaram a avaliar a situação nesta segunda-feira (24)



Defesa Civil e engenheiros da Prefeitura de Nova Santa voltaram a avaliar a situação nesta segunda-feira (24)

Foto: PREFEITURA DE NOVA SANTA RITA

A administração garantiu dois caminhões para levar o mobiliário e eletrodomésticos da população para locais seguros, já que, devido ao excesso de chuvas, não existe a garantia de que a área não voltará a ceder por conta do solo encharcado.

“Não houve alteração naquela situação observada na sexta-feira, quando estivemos no local pela primeira vez”, aponta Murilo. “Mas vai ser preciso esperar, porque a engenharia já sinalizou que do jeito que está úmido, não dá conduzir o trabalho”.

Melhorando

Nova Santa Rita ainda se recupera das inundações causadas pelas cheias dos rios Caí e Sinos. São 24 famílias e um total de 69 pessoas que permanecem longe de casa por conta da água acumulada em casa.

Conforme a Defesa Civil, o Rio Caí “voltou para caixa” e permanece com quase 4 metros, já não representando uma ameaça; o Rio dos Sinos, por outro lado, está com 4,20 metros, embora estabilizado, não exigindo a retirada de pessoas das casas.

“Estamos na expectativa para aguardar a situação da Serra, onde caiu muita água durante o fim de semana”, explica Murilo. “Conforme a situação, estamos preparados para agir e tirar as pessoas de casa, caso seja necessário”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade