Em um dos fins de semana mais quentes do ano, em que a sensação térmica ultrapassou a casa dos 40 graus, a comunidade de Nova Santa Rita sofre com a falta de água. Em alguns bairros do município, como no Centro, desde o fim da tarde de sexta-feira (15) não há abastecimento. Durante a madrugada e ao longo do sábado (16), moradores das regiões Caju, Califórnia, Loteamento Popular e Berto Círio, relataram o mesmo problema.
O prefeito Rodrigo Battistella afirma que a Administração vai comunicar a situação ao Ministério Público e aos demais órgãos competentes.
“Vivemos um caos na prestação de serviços essenciais para a população, a RGE e a Corsan, ambas terceirizadas, não têm compromisso em prestar um serviço público de qualidade”, destaca o líder do Executivo.
Segundo a Corsan, o sistema de fornecimento de água da cidade foi afetado em função da falta de energia elétrica na Estação de Bombeamento de Água de Nova Santa Rita, que ocorreu no início da noite de sexta-feira. Como solução imediata, a Companhia afirma que instalou um gerador de energia no local, e está disponibilizando caminhões-pipa, até que o sistema esteja recuperado totalmente. No sábado, a distribuição começou pelo bairro Califórnia.
Por outro lado, a comunidade se queixa da falta de informação e de atendimento por parte da Corsan. “É um desrespeito com as pessoas nesse calorão e sem uma gota de água desde a noite de ontem”, salienta Vanessa Lima, em publicação feita na página da prefeitura.
O morador Rudinei Rodrigues Martins também questionou a situação: “Não acredito que uma empresa desse tamanho, não tenha um profissional capacitado o suficiente para saber que nessa época no Rio Grande do Sul, passamos por temporais, e tenha o mínimo de bom senso de alugar um gerador e deixar de prontidão. Isso é uma falta de respeito com as pessoas”, conclui.
LEIA TAMBÉM