A construção da nova ponte sobre o Arroio Feitoria, em Dois Irmãos, atrai a atenção dos moradores, que aproveitam os dias de sol para sentar e tomando chimarrão para observar o andamento da obra.
O objetivo da ponte, além do melhor fluxo de veículos na região, é de valorizar e preservar a Ponte de Pedra, construída em 1855. Essa ponte possuí apenas uma pista e até hoje serve de trânsito para veículos e pedestres, mas gera congestionamento em diversos momentos do dia.
Segundo o prefeito Jerri Meneghetti, a construção, apesar das chuvas intensas, segue no cronograma. “A obra está indo realmente muito bem, apesar das condições climáticas que não são favoráveis,” afirmou Meneghetti.
Com previsão de entrega em nove meses, a nova ponte deverá estar concluída até o início de outubro. “É possível que ela possa ficar pronta antes, porque realmente o pessoal está trabalhando bem,” comentou o prefeito, otimista.
Uma ponte feita para durar
A nova ponte foi projetada para suportar 45 toneladas, muito mais que as 10 toneladas da Ponte de Pedra. “Foi uma das preocupações, vimos tudo que aconteceu ano passado no Vale do Taquari. Então já foi projetada e planejada com uma capacidade bem maior,” acrescentou Meneghetti.
A pista da ponte terá de 7,70 metros de largura e contará com dois passeios e um mirante, totalizando quase 16 metros de largura.
Matheus Cavalcanti, engenheiro responsável, explicou a robustez da nova estrutura. “A ponte nova segue um padrão de pontes para rodovias, o qual é para 45 toneladas. Então, quase cinco vezes a carga que a ponte de pedra suportaria,” detalhou Cavalcanti, assegurando que a construção atende padrões de segurança e durabilidade.
Turismo e valorização cultural
Além da função prática, a nova ponte também terá um papel importante na promoção do turismo local. Haverá uma iluminação especial na ponte histórica, a construção de um mirante na ponte nova e uma praça.
Além de melhorar significativamente o fluxo de trânsito, a nova ponte está estrategicamente posicionada para impulsionar o turismo e o desenvolvimento local.
Ligando o Centro aos bairros São João, Vila Rosa e Travessão, a ponte facilitará o acesso a empreendimentos turísticos e de lazer, ao Distrito Industrial e a uma área de terras planejada para abrigar um Centro de Inovação e um Complexo de Turismo.
Ponte histórica será preservada
A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria, na estrada que ligava São Leopoldo à Serra. A construção tem características romanas, sendo utilizada a pedra grês em sua estrutura.
Próximo à Ponte de Pedra, no ano de 1874, ocorreu um conflito entre membros dos Muckers e moradores de Dois Irmãos. Na ocasião foi assassinado Jacob Bauermann, de 23 anos, que residia nesta localidade.
LEIA TAMBÉM
Em 2003, foi tombada como patrimônio histórico e artístico do município e, em 2013, entrou para a lista de bens históricos tombados do Estado.
Infraestrutura robusta e valorização do patrimônio histórico são pontos centrais da obra pic.twitter.com/FARW5pVQ1Y
— Jornal NH (@jornalnh) July 2, 2024
Trânsito alterado
Durante a instalação das vigas da nova ponte, o trânsito na região será bloqueado temporariamente. As intervenções ocorrerão nesta terça (2) e quarta-feira (3), com interrupções planejadas para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficiência da obra.
Com uma combinação de inovação, preservação histórica e planejamento estratégico, a cidade avança para o futuro, preserva suas raízes e proporciona melhores condições de mobilidade e turismo para seus moradores e visitantes.
- Categorias
- Tags