abc+

PROGRAME-SE

Cidade da Serra gaúcha recebe primeiro Festival Tcheco no Brasil; saiba quando

Programação do evento será realizada, em sua maioria, no Espaço Sicredi Nova Petrópolis

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 29/10/2023 às 14h:03 Última atualização: 29/10/2023 às 14h:50
Publicidade

Será na Serra gaúcha que ocorrerá, pela primeira vez, o Festival Tcheco no País. De forma paralela, ocorre o 12º Festival de Cultura Tcheca & Eslovaca na América Latina. Quem recebe a programação de 3 a 5 de novembro é Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis



Nova Petrópolis

Foto: Rota Romântica/Divulgação

Os preparativos estão intensos e a contagem para a chegada dos descendentes e compatriotas é regressiva. A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková; o Cônsul da República Tcheca em São Paulo, Viktor Dolista e a Vice-Cônsul, Zuzana Ponocná, ambos representando o Cônsul Geral da República Tcheca em São Paulo, Milo Sklenka, já confirmaram presença.

A programação do evento será realizada, em sua maioria, no Espaço Sicredi Nova Petrópolis, na Avenida 15 de Novembro, nº 2045, em virtude da recordação que, 13 dos 19 fundadores da cooperativa, eram Boêmios.

Dentre as atividades previstas estão a exposição “Joias da República Tcheca”, noite cultural Promenáda Boêmia, palestras, oficinas, presença de autoridades internacionais, integração entre os compatriotas tchecos e eslovacos, troca de experiências entre associações de descendentes e divulgação da cultura tcheca e eslovaca para a comunidade local e turistas.

O 1º Festival Tcheco no Brasil e 12º Festival de Cultura Tcheca & Eslovaca na América Latina será realizado no ano que marca a comemoração dos 105 Anos da criação da Tchecoslováquia e a comemoração de 15 Anos de fundação da Associação de Descendentes de Imigrantes da Boêmia de Nova Petrópolis (Adib).

Segundo o presidente da Adib, Guilherme Stopassola Thiele, a expectativa é muito positiva. “É uma grande honra e responsabilidade estar à frente da Adib neste momento. O resgate e registro dos imigrantes e da história das famílias de descendentes de Boêmios começou há 15 anos e o trabalho desses pioneiros/pesquisadores culmina neste grande evento. Sinto um valor especial, pois entrei na ADIB a convite do meu tio Antonio Thiele, um dos fundadores. Já falecido, ele não poderá comemorar esta conquista conosco, mas, toda a diretoria da ADIB está se esforçando para que o trabalho dele e dos demais pioneiros seja valorizado e comemorado”, colocou Thiele, ao afirmar que já são mais de 150 inscritos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade