NOVO HAMBURGO
Nova Feira do Produtor no bairro São Jorge terá a participação de jovens agricultores
Venda ocorrerá aos sábados na sede da Associação de Moradores de Bem Comum
Última atualização: 08/11/2024 06:58
A Feira do Produtor, que estreia neste sábado (9) no bairro São Jorge, em Novo Hamburgo, terá venda de produtos orgânicos de diferentes localidades da área rural da cidade, mesclando a experiência de quem já participa de feiras com quem está ingressando pela primeira vez nessa forma de comercialização. O ponto de venda será na sede da Associação de Moradores de Bem Comum, localizada na Rua Jaboti, 439, sempre aos sábados, das 8 horas ao meio-dia.
No local, estarão sete expositores, três deles de hortaliças e frutas, um agricultor com venda de ovos e linguiças, outro com produtos de padaria, venda de peixes e outro representante da Associação de Apicultores, com oferta de mel.
Segundo o biólogo Carlos Rocha, responsável pela unidade hamburguense da Emater/Ascar-RS, a comunidade do bairro receberá produtos orgânicos da agricultura familiar por conta da parceria entre Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural, a Associação de Moradores e a Emater.
Na prática, explica Rocha, os produtos têm adubação natural, sem o uso de agrotóxicos. "Significa que a ureia, sulfato de amônia (nitrogênio) e o fósforo estão presentes na natureza. Temos uma produção autossustentável, muito mais saudável", acrescenta o biólogo.
LEIA TAMBÉM: CDL de Novo Hamburgo lança campanha de Natal com iPhones e centenas de vale-compras em prêmios
A exemplo do que vem acontecendo em outros pontos da feira do produtor há uma leva de agricultores jovens despontando. Assim como familiares que se dedicaram à terra anteriormente, eles querem manter a oferta de produtos orgânicos na mesa da comunidade.
Um dos exemplos dessa continuidade de cuidado com o que é plantado no solo é do casal de agricultores da localidade São Jacó, na 'Lomba". Os pais de Rodrigo Silveira de Souza, 34 anos, já plantavam aipim. Inspirados por eles, Souza e sua esposa Thainá Klazer de Mello, 28, resolveram apostar no plantio de hortaliças e frutas.
Ele deixou o trabalho como motorista e ela, até então dona de casa, passou a dedicar-se também à grande horta que tem na área de um hectare onde o casal vive e continuarem acompanhando de perto o desenvolvimento do filho de 4 anos, Luan de Mello Souza.
Embora já comercializam hortaliças direto na propriedade, será a primeira vez que estarão em uma feira. O casal levará alface, rabanete, pepino de conserva, couve, couve-flor, repolho, temperos verdes, pimentão, hortaliças em geral e algumas frutas.
CONFIRA: Mulher morre menos de duas horas depois de Samu atestar que paciente estava estável
"Se Deus quiser vai dar tudo certo. Estamos a valorizar mais o produtor rural. A maioria dos jovens não quer ficar no campo e trabalhar com isso, mas achamos importante mostrar para o resto da cidade a importância que tem a agricultura. Os moradores do bairro São Jorge podem chegar lá para comprar, que vai ter tudo fresquinho, sem agrotóxico, tudo da melhor qualidade, tanto nossos produtos como dos outros colegas que irão", declara Thainá, que chegou a trabalhar na roça com seus sogros por um tempo.
Agricultor elogia expansão
A localidade de São João do Deserto, de Lomba Grande, terá um jovem casal de agricultores na feira no bairro São Jorge. Jonathan José Nicoletti de Mello, 25, e sua mulher Sabrina Natalia Dias de Mello, 28, vão comercializar também hortaliças e frutas.
Jonathan e Sabrina já vendem em outras feiras. Em Novo Hamburgo participam no bairro Primavera nas sextas-feiras e em São Leopoldo nas segundas-feiras (junto da Praça da Biblioteca) e quinta-feira (bairro Scharlau).
"Ficamos felizes em receber o convite para a nova feira, a do bairro São Jorge. Acreditamos que será um lugar bem bacana e teremos a experiência de levar produtos fresquinhos e sem agrotóxicos para mais uma parte de Novo Hamburgo", arremata Mello.
Dias e locais de feiras em Novo Hamburgo
Terças-feiras: Rua Lima e Silva, no Centro, das 14h30 às 18h30
Quartas-feiras: Pátio do Centro Leopoldo Petry, na Rua Guia Lopes, 4.201, das 12h30 às 18 horas
Quintas-feiras:
- Praça 20 de Setembro, na Rua Bento Gonçalves, no Centro, das 7 horas ao meio-dia
- Rua Lima e Silva, no Centro, das 14h30 às 18h30
- Rua Voluntários da Pátria, no bairro Pátria Nova, das 13 às 18 horas
- Rua Largo Povo de Canelones, no Centro, das 7 horas ao meio-dia
Sextas-feiras:
- Rua São Luiz Gonzaga, no bairro Guarani, das 13 horas às 17h30
- Rua Guarabu, no bairro Ouro Branco, das 14 às 18 horas
- Rua Bela Vista, no bairro Primavera, das 14 às 18 horas
Sábados:
- Rua Lima e Silva, no bairro Centro, das 7 horas ao meio-dia
- Avenida Francisco Manoel da Silva, no bairro Jardim Mauá, das 7 horas ao meio-dia
- Rua João Aloysio Algayer, no bairro Lomba Grande, das 7 horas ao meio-dia
Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo