O próximo domingo, 4 de fevereiro, marca a data de mais um momento importante do calendário do carnaval leopoldense este ano: a escolha da corte 2024 da festa.
Veja mais notícias de São Leopoldo
O evento ocorre a partir das 16 horas, na quadra da Escola de Samba Império do Sol (localizada na Rua São Domingos, 427, bairro São Miguel), onde sete candidatas, representando agremiações do município, concorrerão a rainha e princesas.
Além disso, haverá mostra de sambas-enredo das escolas de São Leopoldo e show com Gustavo Oliveira e Banda. A entrada será gratuita, mas quem quiser reservar mesas ou obter mais informações pode entrar em contato com Cleber, pelo telefone (51) 98283-2007.
Preparação
Coordenador do carnaval na Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Édson Dutra, o Édy, destacou que a preparação das candidatas está intensa, com a realização de encontros desde a semana passada. “Elas tiveram palestras sobre a história da cidade e a relação com o Bicentenário, com o historiador, Márcio Link; história do carnaval em São Leopoldo, com o mestre em História, Ramão Carvalho; e um encontro com Vivian Vaz, que falou sobre empoderamento feminino, autoestima e valorização da mulher”, contou.
Entrevista
Antes da escolha no domingo, as candidatas ainda passam por entrevista com os avaliadores, no sábado (3). “Queremos montar uma corte que saiba sobre o Bicentenário, sobre o carnaval, mas que também tenha posicionamento, reflexões sociais, que tenha conhecimento sobre cultura. Por isso, oferecemos esses encontros para que elas possam conhecer e se aprimorar sobre os temas”, ponderou Édy.
Os compromissos seguiram focados na parte artística nesta semana, com os ensaios para o evento, que se encerram nesta quinta-feira.
A preparação artística para o dia do concurso está a cargo do dançarino e coreógrafo Carlos Henrique, passista renomado do carnaval de Porto Alegre. Os figurinos do evento serão confeccionados por Igor Rodrigues, responsável pelo Ateliê XV, referência em fantasias de carnaval.
Como será a avaliação
No domingo, o evento de escolha da corte inicia com apresentação conjunta das candidatas. Após, elas fazem um desfile individual e mostram a desenvoltura no samba no pé. O resultado final será divulgado depois da mostra de sambas-enredo das escolas de samba leopoldenses.
Conforme Édy, as candidatas serão avaliadas por seis jurados, nos quesitos: comunicação (entrevista); postura e elegância; expressão corporal (samba no pé); e simpatia. “As notas serão de 9,0 a 10, podendo ser fracionadas em décimos, como 9,1, 9,2”, explicou.
A rainha eleita no domingo receberá uma premiação de R$ 2,5 mil e as princesas, R$ 2 mil cada uma. A corte 2023, formada pela rainha Kathleen da Silva, primeira princesa, Nayara Silva de Souza e segunda princesa, Bibiana Brum, entregará as faixas e coroas para as representantes da nova corte.
Rei Momo será reconduzido
O Rei Momo de 2023, Luan Fernandes, será reconduzido ao cargo para o evento deste ano. Lembrando que ser o rei da festa era um sonho dele e da mãe, já falecida, que sempre foram amantes do carnaval, Luan diz que os sentimentos têm sido de muita gratidão e alegria. “Nosso carnaval de 2023 foi maravilhoso, foi um sucesso. Não tenho palavras para agradecer o carinho de cada pessoa. Agora, em 2024, fui reconduzido a Rei Momo, justamente quando a cidade completa 200 anos, e estou muito feliz por fazer parte do nosso bicentenário!”, exclamou, convidando a comunidade a participar da escolha da corte.
Desfile é dia 2 de março
O desfile oficial do carnaval será no dia 2 de março, na Avenida Dom João Becker, a passarela do samba Tom Astral. O tema do carnaval deste ano é a história de São Leopoldo: a imigração alemã e seus 200 anos. Antes, no domingo de carnaval, 11 de fevereiro, haverá o Baile de Carnaval Infantil, na Praça da Biblioteca.
Comitiva do carnaval em Canelones
No último fim de semana, uma comitiva com 34 integrantes de cinco escolas de samba de São Leopoldo e gestores da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) fez intercâmbio no Carnaval de Canelones, Uruguai. Édy Dutra, participou do intercâmbio e falou sobre a experiência. “Foi incrível. A troca que tivemos com eles, a recepção deles, o carnaval das escolas de samba, porque eles tem outras manifestações carnavalescas também”, ressaltou.
No Uruguai, a comitiva participou da abertura do desfile de carnaval de Canelones, no sábado (27), e de uma oficina de Candombe, no domingo (28). A comitiva esteve representada por destaque das escolas: Imperadores do Sul, Leões da Feitoria, Acadêmicos Verde e Rosa e Império do Sol.
LEIA TAMBÉM
As candidatas:
Danyely Damaceno, 29 anos, maquiadora e consultora de beleza, da Escola Leões da Feitoria;
Darieli Prates, 28 anos, auxiliar administrativa, da Escola Império do Sol;
Leandra Muniz, 38 anos, agente comercial, da Alambique Leopoldense;
Maria Aparecida Santos, 41 anos, segurança e professora de dança, da Alambique Leopoldense;
Marla Selenti, 35 anos, professora, da Escola Leões da Feitoria;
Thainá Britto, 27 anos, auxiliar administrativa, da Estação Primeira de São Léo;
Vanelise da Silva, 35 anos, analista de compras e suprimentos, da Escola Imperadores do Sul.
- Categorias
- Tags