BUSCA NO RS

NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE: Confira as medidas adotadas pelo IGP para agilizar a confecção do documento

Por conta da grande procura, filas estão se formando nos últimos dias, especialmente em Porto Alegre

Publicado em: 12/04/2024 15:04
Última atualização: 02/08/2024 14:09

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou novas medidas para tornar mais ágil o atendimento à população que busca a emissão da carteira de identidade nacional. Por conta da grande procura, filas estão se formando nos últimos dias, especialmente em Porto Alegre.


Busca pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é grande no RS Foto: IGP/Divulgação


Conforme a SSP, diversos municípios gaúchos receberam a ampliação de agendamento pelo período de 30 dias. Basta que o cidadão acesse o site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e marque o horário desejado. Isso é válido para 35 municípios, entre eles, Novo Hamburgo, Canoas, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha e Gravataí.

Além disso, o posto localizado no bairro Azenha, em Porto Alegre, estará aberto para a distribuição de fichas. Moradores de outros municípios que desejaram podem ir ao local. Foram disponibilizados cinco novas estações, somando o total de 15.

A estrutura vai funcionar em dois sábados do mês de abril (21 e 27), das 8 às 18 horas. Possibilitando o serviço para quem não pode comparecer no meio da semana.

Prazo até 2032

Apesar dos esforços para agilizar o processo de confecção da carteira de identidade, o IGP e a SSP alertam que o atual modelo do documento é válido até 2032. A primeira via será gratuita, independente quando for feita.

Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional Foto: Ilustração



Outro alerta dos órgãos estaduais é em relação ao agendamento. O IGP solicita que as pessoas façam o cancelamento no site em caso de não comparecimento no dia marcado. Isso possibilita novos horários disponíveis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas