A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou novas medidas para tornar mais ágil o atendimento à população que busca a emissão da carteira de identidade nacional. Por conta da grande procura, filas estão se formando nos últimos dias, especialmente em Porto Alegre.
Conforme a SSP, diversos municípios gaúchos receberam a ampliação de agendamento pelo período de 30 dias. Basta que o cidadão acesse o site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e marque o horário desejado. Isso é válido para 35 municípios, entre eles, Novo Hamburgo, Canoas, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha e Gravataí.
Além disso, o posto localizado no bairro Azenha, em Porto Alegre, estará aberto para a distribuição de fichas. Moradores de outros municípios que desejaram podem ir ao local. Foram disponibilizados cinco novas estações, somando o total de 15.
A estrutura vai funcionar em dois sábados do mês de abril (21 e 27), das 8 às 18 horas. Possibilitando o serviço para quem não pode comparecer no meio da semana.
Prazo até 2032
Apesar dos esforços para agilizar o processo de confecção da carteira de identidade, o IGP e a SSP alertam que o atual modelo do documento é válido até 2032. A primeira via será gratuita, independente quando for feita.
Outro alerta dos órgãos estaduais é em relação ao agendamento. O IGP solicita que as pessoas façam o cancelamento no site em caso de não comparecimento no dia marcado. Isso possibilita novos horários disponíveis.
LEIA TAMBÉM