FIQUE ATENTO
NOTA FISCAL GAÚCHA: CPF na nota pode gerar desconto no IPVA? Veja como funciona
Depois do Bom Motorista, Secretaria da Fazenda aposta também no Bom Cidadão
Última atualização: 21/12/2023 15:50
Já pensou em cadastras suas comprar no CPF e garantir descontos no IPVA por conta desta prática? No Rio Grande do Sul isso é possível graças ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Para assegurar o abatimento na hora de pagar o imposto, o motorista deve estar inscrito no NFG e até o final de outubro podem somar suas notinhas visando o alívio financeiro. A depender do número de compras cadastradas no ano, o desconto pode ser de até 5%. Essa porcentagem é garantida para aqueles com 150 notas ou mais.
Já para quem tiver entre 100 e 149 notinhas, a redução será de 3%. A soma de 51 a 99 notas com o CPF garantem 1% de abate no valor final do IPVA. No entanto, não basta ter as notas, é obrigatório que o número do documento esteja presente no cupom fiscal.
Prazo
Para utilizar o desconto no IPVA de 2024, os motoristas precisavam ter cadastrado no mínimo 51 notas até o dia 31 de outubro. Mas não se preocupe, desde novembro já está valendo a soma para a redução no valor do IPVA 2025. O prazo final será o mesmo, 31 de outubro, mas de 2024.
Outros descontos
Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o desconto do Bom Cidadão é válido para todas as modalidades do IPVA: pagamento em cota única e parcelado. E, além do Bom Cidadão, também há a possibilidade de participar do programa Bom Motorista, que consiste em não ter recebido multas durante o ano. Este percentual pode variar entre 5 a 15%.