abc+

CATÁSTROFE NO RS

"Nos surpreendeu a rapidez": Prefeito afirma que Igrejinha procura área para construção de 50 casas

Cidade está entre os municípios contemplados com a construção de 50 casas; anúncio foi feito pelo governador nesta quinta-feira

ico_abcmais_azul
Publicado em: 23/05/2024 às 14h:44
Publicidade

Igrejinha é um dos municípios contemplados pelo programa do Governo do Estado que prevê a construção de novas casas às famílias vítimas das enchentes do segundo semestre do ano passado e da catástrofe de maio deste ano. O município do Vale do Paranhana foi contemplado com a construção de 50 novas casas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo governador Eduardo Leite.

Imagens feitas por drone mostram casas totalmente destruídas em Igrejinha | abc+



Imagens feitas por drone mostram casas totalmente destruídas em Igrejinha

Foto: Prefeitura de Igrejinha

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, esclarece que as casas serão destinadas às famílias que perderam seus imóveis na enchente deste ano, já que nos episódios anteriores, de setembro e novembro do ano passado, o município não registrou estragos deste porte. A notícia de que o município seria um dos contemplados espantou o gestor. “Nos surpreendeu a rapidez com que aconteceu”, declarou.

Se não tiver área própria, prefeitura irá comprar terreno

Conforme a Defesa Civil local, mais de 8,4 mil casas foram atingidas pela enchente, sendo que 100 dessas foram totalmente destruídas. As casas que serão construídas pelo programa do governo do Estado serão destinadas a estes desabrigados, contudo, a prefeitura ainda não tem uma área determinada para as construções.

“Determinei à Secretaria de Planejamento que faça a análise de terrenos seguros para assentar essas famílias. Se não tivermos uma área do município, vamos desapropriar e comprar uma”, explica Horlle.

De acordo com o Governo do Estado, as casas que serão erguidas em Igrejinha serão no modelo steel frame, tipo de construção que consiste em uma estrutura de perfis de aço galvanizado, com 2 quartos, sala/cozinha conjugados e banheiro. Os imóveis terão 36 metros quadrados e serão construídos com recursos doados pelo Grupo Inova ao Governo do Estado. 

Veja vídeo

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade