abc+

FALTA DE ÁGUA

Normalidade do abastecimento de água ainda não é integral na região; veja onde

Problemática de falta de água em Parobé vem desde sexta-feira (9), quando bairros foram afetados pelo rompimento de uma rede

Susete Mello
Publicado em: 13/02/2024 às 10h:21
Publicidade

O abastecimento de água em municípios do Vale do Paranhana ainda não está 100% normal. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Parobé, problemas eletromecânicos na estação de tratamento de água ocasionaram instabilidade no sistema de abastecimento em 37 bairros. A Corsan informa que, a partir das 10 horas desta terça-feira (13), teria a normalização gradual do abastecimento de água.

Moradores ainda enfrentam falta d'água na região | abc+



Moradores ainda enfrentam falta d’água na região

Foto: Arquivo/GES

A problemática de falta de água em Parobé vem desde sexta-feira (9), quando os bairros Alexandria, Caíque, Cardoso, Colina do Leão, Integração, Pôr do Sol, Residencial Azaléia e Residencial São João sentiram a falta de água por conta do rompimento de uma rede.

No sábado (10), os mesmos bairros tiveram problemas de baixa reservação. Eles foram investigados pela equipe técnica da Corsan. Ontem (12), a Corsan havia informado que tudo havia normalizado, mas nesta terça-feira haviam bairros com falta de abastecimento.

Bairros de Parobé onde há falta d’água: Alvorada, Bela Vista, Boa Vista, Cardoso, Centro, Cohab, Colina Do Leão, Colina Do Sol, Das Flores, Das Rosas, Emancipação, Fazenda Pires, Feliz, Funil, Guarani, Jardim, Jardim das Azaléias, Laranjeiras, Loteamento Residencial Acácias, Loteamento Vitória Park I, Loteamento Vitória Park II, Loteamento dos Coqueiros, Loteamento Santa Helena, Loteamento Vilhena, Muck, Nova Esperança, Nova Parobé, Palmeiras, Panorâmico, Planalto, Planaz A, Primavera, Pôr Do Sol, Residencial Serrano, São José,Trilhos e Vila Nova.

 

Igrejinha

Já em Igrejinha, a companhia fará na quarta-feira (14) a interligação de redes de água no bairro Lajeadinho, na Rua Sem Denominação, nº 101, esquina com a Rua Carlos Khel. A previsão era para esta manhã, mas com a chuvao serviço foi adiado. Assim, o abastecimento será normalizado. Amanhã, poderá ter falta d’água no bairro.

A Corsan pede que a população realize solicitações, pedidos de informações ou faça comunicados pelos canais de relacionamento: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Há falta d’água também em Araricá, no Vale do Sinos

Em Araricá o abastecimento normalizou na segunda-feira (12). O gerente de operações da Araricá Saneamento, Níkolas Platchek, esclarece que o abastecimento de água tratada está recuperado nos bairros Canoas, Centro e Azaléia, que são atendidos pela empresa de saneamento.

Ele explica que no final de semana ocorreu um vazamento oculto em uma residência, descoberto somente com equipamento da própria empresa para essa situação, já que o morador não avisou. “É importante que os moradores sempre avisem quanto a vazamentos, pois temos plantão 24 horas”, recomenda o gerente, informando os contatos pelos telefones (51) 99947-2763 e 0800.745.0007.

Além desse, mais dois vazamentos foram detectados em pontos diferentes na Rua Professor Martim Frederico Hartz. Todos os três já foram consertados, entre o final de semana e hoje (12). No entanto, com os vazamentos, especialmente o da residência, o nível dos reservatórios baixou muito no final de semana.

Platchek explica que a Araricá Saneamento abastece o bairro Azaléia e posto de saúde 24 horas por dia, enquanto que Canoa e Centro recebem água tratada de cinco a seis horas por dia e aos finais de semana esse processo ocorre o dia inteiro.

Essas horas de abastecimento permanecerão até a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), prevista para ficar pronta entre setembro e outubro deste ano. “A Araricá Saneamento já está operando um novo poço, para possibilitar a expansão a quem não possui água tratada, e orienta que todos tenham reservatórios internos dentro da norma técnica, mínimo de 200 litros por pessoa e regularizem suas ligações junto ao nosso atendimento”, frisa.

Além desses bairros, Araricá Saneamento leva água por caminhão pipa a 100 pessoas um dia por semana, mas está prevista expansão para todos os dias. A medida começará pelo Centro este mês e as etapas seguintes serão para bairros laterais ao Centro.

Quanto às reclamações de falta de água em Araricá, o prefeito Flávio Foss informou nesta segunda-feira (12) que está acompanhando o trabalho da Araricá Saneamento. “Eu percebo que estão trabalhando para ter tratamento de água”, frisa.

Ele diz que a prefeitura vem cobrando a empresa e notificando quando ocorrer desabastecimento. “Foi feito um contrato por dois anos, até julho de 2025, para que forneçam água tratada a todos. Eles estão trabalhando”, acrescenta.

O caminhão-pipa, frisa Foss, realiza a entrega onde não tem rede de água tratada. “E vai continuar entregando até ter”, declarou na segunda.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade