Um ato simbólico marcou o início de uma campanha em Nova Petrópolis, para retomar a movimentação turística na cidade. Denominada “Abrace Nova Petrópolis”, o projeto reuniu entidades, empresários e poder público no Monumento do Cooperativismo, na manhã desta quarta-feira (22), data em que é considerado o Dia do Abraço.
O município chamado de Jardim da Serra Gaúcha é um dos destinos turísticos que vêm sofrendo o impacto dos desastres naturais no Estado. Diante disso, um movimento foi lançado oficialmente com a presença de centenas de pessoas na Praça das Flores.
Na ocasião, houve um grande abraço coletivo, para justamente dar o pontapé inicial da campanha de retomada do setor. A deia da ação é convidar os turistas de todo País a também abraçarem a cidade e manterem os planos de prestigiarem a região.
A campanha foi criada de forma coletiva e voluntária pela Secretaria de Turismo e área de Comunicação, Conselho Municipal de Turismo, Acinp, Contur Hortênsias, Rota Romântica, Sicredi Pioneira e empresários.
Entre as ações envolvidas, estão a divulgação de diversos conteúdos que reforçam a condição segura da cidade. Além disso, serão amplamente divulgadas as formas de acesso à região, que foram adaptadas diante dos bloqueios de rodovias do Estado.
A escolha do Monumento do Cooperativismo como local para realização da iniciativa se deve ao que ele representa para Nova Petrópolis, capital nacional do cooperativismo. Construído pelo artista Gustavo Nagler, ele simboliza a essência dos ideais cooperativistas: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e compromisso com a comunidade.
Nova Petrópolis conta com 23,3 mil habitantes e mais de 700 empreendimentos ligados ao setor de serviços. Realizar a mobilização em paralelo às ações humanitárias é uma das medidas para estimular a retomada do turismo, sustento de 1,7 mil famílias, conforme dados da Prefeitura, e a sobrevivência dos negócios na Serra.
LEIA TAMBÉM