abc+

PORTO ALEGRE

CARNAVAL: No Porto Seco, a festa é fora da capital

Série Prata foi conquistada pela Império do Sol, de São Leopoldo, enquanto o título da Ouro foi para Acadêmicos de Gravataí

Eduardo Amaral
Publicado em: 26/02/2024 às 20h:39
Publicidade

O Carnaval de Porto Alegre em 2024 consagrou o trabalho das escolas de fora da Capital. Tanto na série Ouro quanto na Prata, a vitória foi para agremiações sediadas em cidades da região metropolitana. A apuração dos resultados foi realizada na tarde desta segunda-feira (26) no Complexo Cultural do Porto Seco.

Império do Sol traz o título da Série Prata do Caranaval de Porto Alegre para o Vale do Sinos | abc+



Império do Sol traz o título da Série Prata do Caranaval de Porto Alegre para o Vale do Sinos

Foto: Pedro Piegas / PMPA

Prevista para iniciar às 15 horas, o evento teve um atraso de duas horas devido à análise de um pedido contra a escola Bambas da Orgia, da Série Ouro. O recurso pedia que a agremiação perdesse pontos por conta da briga entre integrantes da bateria ao final do desfile. O pedido foi rejeitado em uma votação apertada, 10×9, feita entre os presidentes de todas as escolas das duas séries.

Título para São Leopoldo

Na Prata, o título veio para o Vale do Sinos, com a vitória da Império do Sol, que se sagrou campeã levando para o Porto Seco a história do bicentenário da imigração alemã, sem esquecer das outras etnias que formaram a região. “Um bicentenário com mais de 200 anos – São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada” foi o tema apresentado pela escola na avenida.

A Império do Sol conquistou 239,9 pontos, ficando quatro décimos à frente da União da Tinga, a escola da Zona Sul de Porto Alegre, que ficou em segundo lugar. No sábado (02) a escola volta para a avenida, mas desta vez em casa, já que desfilará no Carnaval de São Leopoldo.

Presidente da agremiação, Alzemiro da Silva, ressaltou o trabalho feito pelas escolas de fora de Porto Alegre para garantir a folia. “Esta conquista mostra que a Região Metropolitana tem um Carnaval de muita qualidade.” No samba-enredo, os versos buscaram exaltar os diferentes povos que formaram São Leopoldo e deram cara a todo Vale do Sinos. “Originário, luterano e macumbeiro”, diz um dos versos da escola vitoriosa.

Para 2025, a Império do Sol agora se prepara para voltar ao Porto Seco, mas desta vez o desfile será na elite do Carnaval de Porto Alegre. E Novo Hamburgo também garantiu um bom resultado, ficando em sexto lugar na Série Prata, a Protegidos seguirá no próximo ano desfilando na Capital.

Aniversário com vitória inédita

Fundada no dia 26 de fevereiro de 1961, a Acadêmicos de Gravataí comemorou o aniversário de 62 anos levantando a taça inédita. Além de ser seu primeiro título da escola, ela também é a primeira de fora de Porto Alegre a vencer o Carnaval da Capital.

Na avenida, a Acadêmicos levou o enredo Commedia Dell’Arte, que transformou os integrantes da Onça Negra em uma trupe de artistas mambembes. A história conquistou os jurados, garantindo 239,9 pontos para a agremiação. “Esta vitória é resultado de muito esforço e mostra que fazemos um Carnaval profissional”, comemorou o presidente da escola, Anderson Silva.

Os resultados de Porto Alegre

Em se tratando das escolas da Capital, os dois melhores resultados vieram da Zona Sul, com os vice-campeonatos da Estado Maior da Restinga na Série Ouro, e da Unidos da Tinga, na Série Prata. Ambas sediadas no bairro mais populoso da Capital gaúcha.

Acadêmicos de Gravataí conquistou o título inédito para uma escola de samba de fora de Porto Alegre | abc+



Acadêmicos de Gravataí conquistou o título inédito para uma escola de samba de fora de Porto Alegre

Foto: Pedro Piegas / PMPA

Entre as rebaixadas, também foi Porto Alegre que ganhou o destaque negativo, com o rebaixamento da Realeza, que ficou em último lugar na Ouro e terá de desfilar pela Prata em 2025. Já a Academia de Samba Puro ficará dois anos fora da avenida, pois foi a última colocada da série Prata. Confira abaixo a classificação final do Carnaval de Porto Alegre.

Série Ouro

Acadêmicos do Gravataí – 239,9

Estado Maior da Restinga – 239,8

Imperadores do Samba – 239,6

União da Vila Isabel – 239,5

Bambas da Orgia – 239,4

Fidalgos e Aristocratas – 239,1

Imperatriz Dona Leopoldina- 238,9

Copacabana – 238,5

União da Vila do IAPI – 237,7

Realeza – 236,9

Série Prata

Império do Sol – 238,9

União da Tinga – 238,5

Unidos da Vila Mapa – 238,1

Academia de Samba Praiana – 238

G.R.E.S Filhos de Maria – 237,9

Protegidos – 237,4

Império da Zona Norte – 237

Academia de Samba Puro – 236

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade