A previsão de chuva para o longo da semana, emitido pela Defesa Civil estadual no domingo (12), acende o sinal de alerta para o risco de novas enchentes nos municípios da região.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Taquara é a primeira cidade a registrar problemas. De acordo com a Defesa Civil local, o Rio dos Sinos transbordou na manhã desta segunda-feira (13) no bairro Empresa, no local onde ocorre a captação de água da Corsan. Contudo, a água ainda está longe de atingir a zona residencial do bairro.
Além disso, também há pontos de alagamentos no interior, nas localidades de Rio da Ilha, Açoita Cavalo e Padilha. “Já trabalhamos com a probabilidade de nova enchente atingir as casas. Isso só não acontecerá se parar de chover nas cabeceiras do rio, para os lados do Caraá”, avisa.
O voluntário da Estação Meteorológica de Campo Bom, Nilson Wolff, faz a mesma projeção. “Como deve chover, pelo menos, até quinta-feira (16), é inacreditável, mas teremos a sétima enchente do ano. Que ano difícil climaticamente”, afirma.
Campo Bom ainda não registra problemas, mas entre a tarde do sábado (11) e a manhã desta segunda-feira, já choveu aproximadamente 100 mm em Santa Maria do Butiá, no interior. Já na estação do Inmet, o acumulado de chuva é de 86,6 mm desde sábado. “Isso significa que está 68% do total da média do mês”, pontua. Em Estância Velha, o acumulado de chuva de sábado até a manhã desta segunda também era de 100 mm.
Já Novo Hamburgo, nas últimas 24 horas, registrou um acumulado de chuva de 88 mm. Somado aos 22 mm de sábado, são 110 mm de chuva. Embora monitore a situação, a Defesa Civil afirma que ainda não há registros de problemas. “O Sinos está em elevação moderada, registrando 5,69 metros às 7 horas desta segunda, ainda dentro da calha”, afirma Arci Fetter Júnior.
Vale do Caí
O Rio Caí está em elevação em Montenegro e São Sebastião do Caí. Em Montenegro, às 11h30, o nível do rio estava em 4,15 metros, sendo que a cota de inundação é de 6 metros. Há previsão de que às 20 horas, o nível do rio esteja a 5,60 metros.
Já em São Sebastião do Caí, o rio sobe em torno de 50 cm por hora e atingiu a altura de 8 metros nesta manhã. A rapidez com que o volume de água sobe, fez a Defesa Civil colocar em ação o plano de contingência, que consiste inicialmente na emissão de alertas à população ribeirinha e na preparação de abrigos para eventuais emergências.
No início da tarde de hoje, a Defesa Civil do RS publicou nas redes sociais um alerta para a elevação do Rio Caí a partir de Vale Real até Montenegro, pedindo para que a população se informe com os municípios sobre a necessidade ou não de deixar suas casas.
Alerta para inundação do rio Caí, níveis em elevação a partir de Vale Real até Montenegro. Se você mora em regiões ribeirinhas ou de risco, informe-se junto à Defesa Civil da sua cidade sobre a necessidade de sair, ou não, de casa, e verifique a organização de abrigos públicos. pic.twitter.com/VyUSki6fPm
— Defesa Civil RS (@DefesaCivilRS) November 13, 2023
Vendaval provoca quedas de árvores e postes na região
O vendaval que veio acompanhado de chuva forte provocou a queda de árvores e de postes em algumas cidades da região neste fim de semana.
Em Ivoti, de acordo com o Corpo de Bombeiros (CBM-RS), foram registradas cinco ocorrências. No sábado, ocorreram três quedas de árvores nos bairros Harmonia e Morado do Sol, e uma queda de poste no bairro Jardim Bühler. No domingo, houve a queda de uma árvore no bairro Jardim do Alto.
Em Dois Irmãos, também foram cinco ocorrências deste nível, entretanto, todas registradas no sábado. Já Sapiranga e Montenegro, registraram duas quedas de árvore cada uma, sendo uma no sábado e outra no domingo. Em nenhum destes casos houve feridos ou vias ficaram interrompidas.
LEIA TAMBÉM