EFEITOS DO EL NIÑO
Nível do Rio Jacuí não para de subir em Cachoeira do Sul e homem desaparece na água após barco virar
Defesa Civil de Cachoeira informa que são 54 famílias desalojadas e 19 desabrigadas na cidade
Última atualização: 26/10/2023 10:01
Embora a chuva tenha parado ainda nesta quinta-feira (14), a enchente continua aumentando na região central do Rio Grande do Sul. Já no Vale do Caí a enchente começa a diminuir. O nível do Rio dos Sinos também está em queda, informa a Defesa Civil.
Em Cachoeira do Sul o nível do Rio Jacuí estava em 25,15 metros no início da manhã desta sexta-feira (15), segundo boletim da Defesa Civil local. O nível normal é de 18 metros. A cidade registra famílias desabrigadas e desalojadas, além de um homem desaparecido depois que o barco em que ele estava virou na enchente.
O QUE É PRECISO FAZER PARA QUE AS CATÁSTROFES NÃO SE REPITAM NO RS?
Segundo o agente da Defesa Civil Acilon Carlos, o acidente teria sido registrado na tarde desta quinta-feira na localidade de Irapuá, na zona rural de Cachoeira. Três pessoas estariam no barco de pequeno porte quando ele acabou virando.
Eles conseguiram se agarrar a galhos de árvore, mas um homem acabou sendo levado pela água. A identidade dele ainda não foi confirmada. Os outros dois ocupantes do barco foram resgatados. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Cachoeira realiza buscas no local.
VEREADORES DE NOVO HAMBURGO VISTORIAM CASA DE BOMBAS DO BAIRRO SANTO AFONSO
Na área urbana de Cachoeira o bairro Cristo Rei é o mais atingido, pois está localizado em uma região mais baixa próximo à região central da cidade. Na manhã desta sexta-feira a Defesa Civil contabilizava 19 famílias desabrigadas e 54 desalojadas. Entre os desabrigados, 30 são adultos e 22 crianças. Há também 32 animais. Já entre os desalojados são 105 adultos, 45 crianças e 239 animais.
Barragem do Capané
A Defesa Civil de Cachoeira também está em alerta para o nível da Barragem do Capané, um grande reservatório de água que fica próximo à BR-290 para quem segue em direção à fronteira. "Felizmente a água parou de subir na barragem e a tendência é que comece a baixar a partir de agora", resumiu o agente.
Nesta quinta-feira (14) começaram a circular em grupos de WhatsApp áudios alertando para possível rompimento da barragem. Uma estrada próxima à represa chegou a ser interditada. Responsável pela Barragem do Capané, o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) confirmou nesta sexta que o nível da água está baixando.