MONITORAMENTO

Nível do Rio dos Sinos chega a 5,49 metros e segue em elevação em São Leopoldo

Na cidade, há pontos de alagamentos em locais como a Rua da Praia, Rua das Camélias e na Rua Alberto Ramos

Publicado em: 20/11/2023 07:30
Última atualização: 20/11/2023 07:31

Mesmo com a trégua na chuva, o nível do Rio dos Sinos segue subindo em São Leopoldo. Medição feita pela Defesa Civil da cidade na manhã desta segunda-feira (20) aponta o nível do Sinos em 5,49 metros. O nível considerado normal é de 2,50 metros.  

Sinos invade mais uma vez a Rua da Praia em São Leopoldo Foto: Guilherme Schmidt/GES-Especial

Conforme o órgão, o nível segue subindo aproximadamente quatro centímetros por hora. A água já atinge ruas como a da Praia, no bairro Rio dos Sinos, a das Camélias, no Pinheiro e Alberto Ramos, no São Geraldo. Ainda não há a confirmação de famílias desabrigadas ou desalojadas na cidade.  

Na tarde de domingo (19), o prefeito Ary Vanazzi reuniu secretários e equipes que atuam na Sala de Situação, para planejar ações de monitoramento e prevenção contra possível elevação do nível do Rio dos Sinos.

Vanazzi determinou que a Defesa Civil siga o protocolo do Plano de Contingência para Inundações (Placon) e visite moradores das localidades que tradicionalmente sofrem o impacto das cheias dentro da bacia do rio, para alertar as famílias de eventual transbordamento do Rio dos Sinos. 

Outra ação discutida no encontro foi sobre o diagnóstico de como se encontra a cidade, depois de quase seis meses de frequentes chuvas. Na terça-feira (21) será anunciado um pacote de investimentos de recuperação do Município que deve reunir equipes de trabalho das secretarias de Obras e Viação (Semov), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).

Contatos 

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas