abc+

APÓS CHUVARADA

Níveis dos rios baixam no Vale do Paranhana

Em Três Coroas choveu 140 milímetros em menos de 24 horas

Susete Mello
Publicado em: 18/06/2024 às 16h:08 Última atualização: 18/06/2024 às 16h:08
Publicidade

Após os altos volumes de chuvas no final de semana, que provocaram a subida de rios e arroios, causando alagamentos em ruas, municípios do Vale do Paranhana tiveram uma terça-feira (18) com uma nova realidade. O nível dos rios baixou e famílias que estavam em abrigos municipais retornaram para suas casas.

A industriária Geneir Nunes Pires, 50 anos, do bairro Morada Verde, em Igrejinha, mostra rua com lama e lixo  | abc+



A industriária Geneir Nunes Pires, 50 anos, do bairro Morada Verde, em Igrejinha, mostra rua com lama e lixo

Foto: Susi Mello/GES-Especial

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, frisou que a expectativa é que o Rio Paranhana fique abaixo de um metro. “Ele chegou no domingo a 5,74 metros e hoje [terça] está com 1,5 metro, está baixando”, declarou no início desta tarde.

Horlle frisou que houve uma alta concentração de chuva em um curto espaço de tempo. Na cidade, choveu 140 milímetros em menos de 24 horas. “É algo espantoso, sair de 30/40 centímetros de sábado para 5 metros no domingo”, complementou, referindo-se ao nível do rio.

Em Três Coroas, o coordenador da Defesa Civil, Augusto Dreher, informou que, no final de semana, a cidade registrou 120 milímetros em 20 horas, com mais de 147 milímetros da Região das Hortênsias. Nesta terça, o Rio Paranhana estava dentro da calha, com 0,80 centímetros acima do nível, que é de 0,50 centímetros.

Em Parobé, a prefeitura informou que não há mais ninguém em abrigo municipal. No domingo, aproximadamente 70 pessoas ficaram abrigadas na Escola Noemy Fay dos Santos, no bairro Nova Guarujá.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade