VALE DO TAQUARI
"Não tem onde morar": Moradores de cidade castigada por 4 enchentes em menos de um ano vivem entre migração e reconstrução
Em Roca Sales, quase toda a área urbana ficou embaixo d’água
Última atualização: 23/06/2024 15:34
Roca Sales tenta se reconstruir em meio a uma onda de migração de quem não acredita mais na viabilidade do município, que fica às margens do Rio Taquari. O Vale do Taquari – região que abrange 36 municípios gaúchos - foi talvez a mais afetada pelas enchentes que devastaram o Estado em maio.
A Agência Brasil visitou o município pouco mais de 50 dias após a maior catástrofe climática do RS e viu casarões completamente abandonados por moradores que temem em voltar a investir nas residências. O município já havia sofrido com uma grande enchente em setembro de 2023 e soma quatro enchentes no intervalo de 10 meses.
O policial civil Glauco Kummer, de 45 anos, lavava a moto no terraço de uma casa que perdeu boa parte do telhado. Ele contou que a água subiu 1 metro acima da residência que tem um andar, com cerca de 350 m² em cada piso.
"A outra [enchente] já tinha tapado o telhado, mas essa foi maior e arrancou todo o telhado fora, então o prejuízo é muito maior. Limpamos a casa, mas a expectativa de meu pai voltar é mínima. Aqui na frente mora meu tio, que não vai mais mexer na casa e já saiu da cidade. Está todo mundo muito abalado", contou.