Uma comitiva brasileira está na Alemanha, em viagem organizada pela Rota Romântica, e neste domingo (25) participou da inauguração de um monumento em homenagem a Nova Petrópolis e ao Bicentenário da Imigração Alemã. O evento ocorreu em Emmelshausen, cidade coirmã de Nova Petrópolis desde 2019, para festejar o aniversário de cinco anos da parceria.
A inauguração fez parte do “Weinmarkt”, a Festa do Vinho de Emmelshausen. Durante a manhã ocorreu uma celebração ecumênica em alusão ao Bicentenário. Logo após o almoço, um cortejo de autoridades das duas cidades, ao som do “Musikverein von Emmelshausen” (conjunto musical da cidade) foi em direção à rótula onde está instalado o monumento.
Entre as autoridades presentes à inauguração, o prefeito de Emmelshausen, Volker Bernd; o prefeito distrital Peter Unkel; o vereador de Emmelshausen Alfred Muders; o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; e a presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Haas. “Nossa irmandade não está só no papel, mas também em nossos corações. Que ela siga firme e forte como esta pedra”, disse o prefeito Darlei.
Esculpido em um bloco de arenito de 20 toneladas, o monumento teve produção coordenada por Valmor Heckler, proprietário do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, de Nova Petrópolis, e pelo artista Hermann Wilhelm, de Emmelshausen. A execução ficou a cargo do escultor de Caxias do Sul, Leonardo Mathias.
O monumento fica em uma das rótulas de acesso a Emmelshausen. Dois letreiros identificam o local: o nome de Nova Petrópolis, no lado de quem deixa a cidade; e o nome de Emmelshausen, para quem chega. Tanto a posição dos letreiros, quanto o formato de bota do monumento, representam a jornada dos migrantes alemães rumo ao Brasil a partir de 1824.
Em março deste ano, uma comitiva de Emmelshausen esteve em Nova Petrópolis e também foi homenageada. Na ocasião, foi colocada uma placa em homenagem à cidade alemã no Monumento à Irmandade, que fica na histórica Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial. A obra inaugurada em 2018, que tem o formato de duas mãos com as palmas unidas em formato de reza, leva também o nome das demais cidades coirmãs de Nova Petrópolis: Jablonec nad Nisou, da República Tcheca, e Sunchales, da Argentina.
Reconstrução
Ainda no domingo, a comunidade de Emmelshausen finalizou a doação de recursos financeiros para a recuperação de Nova Petrópolis após as chuvas de maio. Além dos 9.300 euros doados inicialmente, foram entregues mais 700 euros, totalizando 10.000 euros. O valor corresponde a R$ 60.000 e já se encontra depositado em uma conta da Prefeitura de Nova Petrópolis, através de uma operação de câmbio intermediada pelos próprios representantes da comunidade de Emmelshausen.
LEIA TAMBÉM