PARA ZERAR A FILA DE ESPERA

Mutirão vai realizar 400 cirurgias de catarata em Esteio; saiba quem pode participar

Iniciativa tem como objetivo zerar a fila de espera por este tipo de cirurgia

Publicado em: 12/05/2023 11:33
Última atualização: 07/03/2024 15:12

A aposentada Marlene Moraes, 70 anos, aguardava com ansiedade ser chamada para o bloco cirúrgico do Hospital São Camilo na manhã de quinta-feira (11). A moradora do Centro foi uma das 15 primeiras pessoas a serem chamadas para as operações do mutirão de cirurgias de cataratas que está sendo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que tem como objetivo zerar a fila de espera por este tipo de cirurgia.

Iniciativa tem como objetivo zerar a fila de esperas por este tipo de cirurgia Foto: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação PME

“Estava esperando há dois anos para ser operada do olho direito. O olho esquerdo eu já tinha feito antes”, contou. “Agora, vou ficar com a visão 100% nos dois olhos. Tenho confiança nas mãos do médico. Dele e das enfermeiras”, disse, pouco antes de ser chamada para o procedimento.

De acordo com a SMS, em março, 454 esteienses esperavam por cirurgias de catarata, procedimento que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde, mas também realizado pela SMS desde setembro de 2017. A grande demanda represada se deve à pandemia de covid-19, que por muito tempo fechou blocos cirúrgicos, impossibilitando a realização de exames, cirurgias e, até mesmo, de consultas eletivas, nas redes pública e privada.

Tanto as consultas de pré-operatório quanto as intervenções são realizadas na Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) por profissionais da Barcelos e Rios Consultoria Médica, contratada pela SMS com um investimento de R$ 393,7 mil no projeto. Outras cinco datas já estão agendadas no bloco cirúrgico para operações, nos dias 18, 22, 23, 24 e 25 de maio. Ao mesmo tempo, novos pacientes serão chamados para dar andamento. Ao todo, serão 400 operações realizadas.

O mutirão se junta às cirurgias que são feitas na São Pietro. Somente no ano passado, a clínica realizou 175 operações de catarata, autorizadas pela SMS, que investiu R$ 135 mil nos procedimentos

Como participar 

O primeiro passo para o morador de Esteio ser operado da catarata é fazer uma consulta na unidade básica de saúde (UBS) de referência (aquela mais perto da sua casa). A própria UBS é responsável por agendar uma consulta com oftalmologista na clínica particular. Constatada a necessidade de cirurgia, a clínica faz a solicitação diretamente com o setor de Regulação da SMS, que chama o paciente para as consultas, exames e procedimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas