ESTEIO
Mutirão de castrações de cães e gatos realiza 100 procedimentos no bairro Santo Inácio
Ação foi organizada pelo Centro de Bem-estar Animal; no ano, já são mais de 800 castrações realizadas no município
Última atualização: 18/07/2024 18:34
Em mutirão realizado nesta quarta-feira (17), cem cães e gatos foram castrados e esterilizados pelo Centro de Bem-estar Animal (CBEA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) de Esteio. A ação aconteceu no Espaço de Eventos Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio.
LEIA TAMBÉM:
BR-116: Trecho da rodovia em Esteio volta a ter detonação de rocha nesta quinta-feira; veja vídeo
BR-116: Desmontagem de passarela volta a causar bloqueios em Esteio; saiba quando
De acordo com a SMDEMA, 50 felinos (31 fêmeas e 19 machos) e 50 caninos (40 fêmeas e 10 machos) passaram pelos procedimentos. Para a realização das cirurgias, executadas pela Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), ONG de Cachoeirinha contratada pela Administração Municipal para a prestação do serviço, foi utilizado o Castramóvel do CBEA.
Mais de 800 castrações em 2024
Segundo o CBEA, somente este ano já foram realizadas 857 castrações/esterilizações. No ano passado, 1.188 animais passaram pelos procedimentos encaminhados pelo CBEA.
Atualmente, o serviço é realizado pela Onda e pela Sensis, através de mutirão de castração nos bairros com apoio do Castramóvel, pela Vivivet, que busca o animal na casa do tutor e o devolve no dia seguinte, e na Bundchen, onde os solicitantes precisam levar.
Além das castrações, conforme a prefeitura esteiense, em 2024 o CBEA realizou 1.816 atendimentos médico-veterinários, atendeu 2.028 denúncias de maus-tratos e encaminhou 109 cães e gatos para adoção – sendo os maiores números da história. Além disso, o órgão fez o resgate ou apreensão de 77 animais silvestres, segundo maior número realizado em um ano, atrás apenas do que foi feito em 2022 (89).
FIQUE ATENTO: Polo UAB de Esteio abre edital para curso de especialização gratuito em Educação Ambiental
Quem tem direito e como pedir
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.
A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 156 e 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo – de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.
VEJA: Profissionais de Educação Física orientarão usuários em academias ao ar livre de Esteio
Como adotar
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. A prefeitura informa que, quem quiser adotar um amigo, pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA: 3459-4494 e 98600-8377 – com Luciane.